Topo

Gene Simmons culpa fãs pela crise na música: "Bandas novas não têm chance"

O baixista e vocalista Gene Simmons, líder do Kiss - Getty Images
O baixista e vocalista Gene Simmons, líder do Kiss Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/07/2017 17h30

Gene Simmons, do Kiss, entrou em mais uma polêmica nesta quinta (27) ao discutir o atual momento da indústria musical. Recentemente, o baixista já tinha sido alvo de críticas ao tentar patentear o famoso "chifrinho do metal", e, desta vez, declarou à rádio "94.7 WCSX" que a culpa pela atual situação do mercado é dos fãs.

"A indústria está morta. Não para o Kiss. A gente continua fazendo turnês, e os Rolling Stones continuam tocando as músicas que as pessoas querem ouvir, e Paul McCartney pode continuar fazendo o que sempre fez", analisou.

"Mas, para as bandas novas, ela está morta. Você tem que dar sua música grátis, porque gerações de fãs têm sido treinadas —vergonhosamente— a não pagar por músicas. Download, fileshare, view. Não me importo como você chame, a verdade é que as novas bandas não têm chance."

Mesmo não dando nome aos bois, Simmons ainda comentou sobre o álbum "In Rainbows", do Radiohead, que foi disponibilizado em 2007 na internet como "pague o quanto quiser".

"Teve uma banda inglesa, muito respeitada —não quero dizer o nome, porque os fãs vão ficar chateados —, que verdade sou fã dela. Ela colocou um trabalho novo na internet e o slogan era 'apenas pague quanto você quer pagar, ou não pague nada'", disse.

"Eles fizeram isso apenas uma vez, porque não deu certo. Se você pode entrar em uma loja que tem uma placa escrita 'Você pode ter tudo de graça ou pagar o quanto quiser', quanto tempo você acha que essa loja vai manter seu negócio?", concluiu.