Topo

Polêmica com Roger Waters: Judeus de Miami acusam músico de antissemitismo

9.out.2016 - Roger Waters se apresenta à plateia do Desert Trip no show que abriu a noite de domingo - Chris Pizzello/Invision/AP
9.out.2016 - Roger Waters se apresenta à plateia do Desert Trip no show que abriu a noite de domingo Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Miami (EUA)

13/07/2017 19h48

Uma organização de judeus em Miami criticou nesta quinta-feira (13) o músico britânico Roger Waters por seu suposto antissemitismo, manifestado pouco antes de um show do cofundador do Pink Floyd na cidade da Flórida.

O ex-baixista e vocalista da lendária banda vem pedindo há anos a outros músicos que não se apresentem em Israel para promover um boicote cultural - liderado pelo movimento palestino Boicote, Desinvestimento, Sanções (BDS) - contra os assentamentos judeus.

"O antissemitismo e o ódio não são bem-vindos em Miami", disse em um comunicado a Federação Judaica de Miami. "Senhor Waters, pare de pedir apoio ao boicote cultural de Israel".

"Pare de usar sua plataforma musical para cuspir sua retórica venenosa e cheia de ódio, usando símbolos antissemitas e linguagem anti-israelense em suas apresentações", acrescentou a organização.

O músico de 73 anos vai fazer, na noite desta quinta, um show na American Airlines Arena como parte da sua turnê "Us + Them Tour", na que promove seu álbum solo "Is This the Life We Really Want?" e toca diversas canções do Pink Floyd.

O movimento BDS promove o boicote a produtos e serviços vinculados à construção de colônias israelenses nos territórios palestinos.