Topo

Netflix reage à Disney e contrata Shonda Rhimes, criadora de Grey's Anatomy

Mauricio Stycer

14/08/2017 10h39

A Netflix anunciou na noite de domingo (13) um acordo com a produtora Shondaland para a criação de novas séries nos próximos anos. Trata-se da empresa de Shonda Rhimes, criadora de séries como "Grey´s Anatomy", "Scandal" e "How To Get Away with Murder".

O acordo implica no fim da parceria da produtora com a rede americana ABC, que exibiu originalmente estes três sucessos. A ABC, não custa lembrar, faz parte do gigantesco grupo Disney.

O anúncio do acordo entre Rhimes e a Netflix ocorre menos de uma semana depois de a Disney tornar público que pretende lançar o seu próprio serviço de streaming em 2019. A empresa informou também que não renovará o licenciamento de seus filmes para a Netflix.

As séries produzidas pela Shondaland para a ABC continuarão a ser exibidas originalmente na rede americana. Só os novos projetos, ainda não informados, vão ser lançados primeiro na Netflix.

A Amazon, que também está desenvolvendo um catálogo com produções próprias no serviço Prime Video, fez um anúncio igualmente importante na sexta-feira (11). A empresa divulgou um acordo com Robert Kirkman e sua produtora, a Skybound Entertainment, para o desenvolvimento de novas séries.

Trata-se do produtor responsável por "Walking Dead", a série sobre zumbis que é um dos maiores sucessos da TV americana.

Veja também
O que significa o plano da Disney de oferecer um serviço de streaming

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.