Topo

Presidente da Viacom estuda criar canal do Porta dos Fundos em espanhol

Cena do filme "Porta dos Fundos - Contrato Vitalício" - Rachel Tanugi Ribas/Divulgação
Cena do filme "Porta dos Fundos - Contrato Vitalício" Imagem: Rachel Tanugi Ribas/Divulgação

Do UOL, no Rio

19/04/2017 15h26

Dona de canais como MTV, VH1 e Nickelodeon, a Viacom anunciou nesta quarta-feira (19) que adquiriu parte majoritária do Porta dos Fundos. Segundo o presidente da VIMN Américas, Pierluigi Gazzolo, o conteúdo produzido pelo grupo é uma categoria que a companhia tem interesse de explorar, mas também seu modelo de negócios bem-sucedido na internet.

"Uma das coisas que eles fazem bem é descobrir como trazer clientes para o YouTube. Queremos aprender isso também com os produtos da Viacom [em suas plataformas sob demanda]. O Porta também tem muito a ver com a irreverência do Comedy Central, por exemplo. Eles têm estilos muito alinhados, podemos fazer uma boa sinergia entre os canais brasileiro, latino e internacional", explica. "Estou muito animado. São pessoas que levaram o negócio a uma posição incrível. É o tipo de produto que amamos e mal posso esperar para elevar isso a outro nível", afirma.

De acordo com Gazzolo, mais do que exibir produtos dublados ou legendados no exterior, a demanda maior é de exportação de formatos. "Primeiro vamos trabalhar formatos, conceito. Talvez, e não estou confirmando, criar um Porta dos Fundos em espanhol, para a América Latina. Mas precisamos ainda conversar sobre isso", diz.
 
O executivo garante que nada muda na equipe criativa do grupo. "A ideia é continuar igual. Os criadores são maravilhosos, não queremos mudar a fórmula. Queremos mais orçamento, mais horas de conteúdo. O canal é o mesmo, só queremos que seja maior", diz Gazzolo, que garante não ter interesse em romper o acordo de exibição de esquetes e séries do grupo nos canais Fox.
 
Recentemente, a Viacom também adquiriu o maior canal de TV aberta da Argentina, a Telefe. Segundo presidente da VIMN Américas, o interesse mundial em conteúdo produzido na América Latina é enorme.
 
"Uma das coisas que notamos é que cada vez mais formatos latinos estão se tornando mais importantes para as pessoas. Começamos, claro, com as telenovelas, que vão bem em todo o mundo. 'Yo Soy Franky', que é uma novela para crianças, é um hit no Nickelodeon e está sendo vendido para os Estados Unidos como 'I Am Franky'. Vemos grandes oportunidades também em comédia e animação. A América Latina está deixando sua marca no mundo em termos de conteúdo", afirma.
 
Os ativos do Porta dos Fundos incluem, além do canal principal, uma série de outros canais no YouTube, o site portadosfundos.com.br, vídeos de curto formato, séries de TV, aplicativos móveis, games e uma linha de produtos licenciados.
 
O Porta e a Viacom já haviam trabalhado em conjunto na coprodução de "Portátil", série de cinco episódios sobre os bastidores da peça de teatro homônima. Na época, ela foi exibida pelo Comedy Central.