Topo

“Estavam todos eufóricos” diz ator brasileiro que gravou com o elenco de Sense8 na Parada LGBT

Nilson Xavier

16/06/2017 07h00

Foto: reprodução

Há pouco mais de um ano, o ator paulistano Eduardo Semerjian gravava sua participação na série da Netflix "Sense8", durante a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Ele e Bruno Fagundes foram os únicos atores brasileiros a participar da série. Bruno aparece rapidamente em uma cena. Eduardo tem uma participação maior, em duas sequências, inclusive na apoteótica passagem dos atores de "Sense8" na Parada. As cenas estão no sexto episódio da última temporada disponível na Netflix. Conversei com o ator que me contou como foram as gravações.

A escalação

"Foi um processo interno. A Netflix firmou uma parceria com a O2 [produtora brasileira] para a produção em São Paulo. Houve uma seleção. Como o pessoal da O2 me conhecia e sabia que eu dominava o inglês, me chamaram para um teste. Fiz o teste e ganhei o papel do anfitrião da Parada."
Seu personagem recepciona Lito Rodriguez, Hernando e Daniela (Miguel Ángel Silvestre, Alfonso Herrera e Eréndira Ibarra) no aeroporto e, em outra sequência, apresenta os personagens durante o evento, do alto do carro, para a multidão na Avenida Paulista.

Foto: reprodução

As gravações

"Foram quatro diárias: 1 dia para o teste, 1 dia para a prova do figurino e 2 dias para as gravações. O primeiro dia de gravação foi no aeroporto e, depois, a simulação da Parada [antes do evento em si]. Em Congonhas, gravamos no meio das pessoas que estavam no aeroporto naquele momento, eu e os figurantes recepcionando os personagens que chegaram [Lito, Hernando e Daniela]."

O segundo dia de gravação foi durante a Parada (no domingo, 29/05/2016), no alto do carro, onde estavam presentes os oito sensates: além do mexicano Lito, o motorista queniano Capheus "Van Damme" (Toby Onwumere), a coreana Sun (Doona Bae), a hacker americana Nomi (Jamie Clayton), a indiana Kala (Tina Desai), o alemão Wolfgang (Max Riemelt), a DJ islandesa Riley (Tuppence Middleton) e o ex-policial Will (Brian J. Smith).

Eduardo Sermejian com o atores de Sense8 (Foto: arquivo pessoal do ator)

Sobre a equipe de Sense8 e a gravação na Parada

"Destaco a simplicidade de todos da produção: atores, técnicos e diretores. Todos muito focados no trabalho, sem o menor sinal de superioridade. E todos me receberam muito bem, simpáticos, como se eu já fizesse parte da equipe!"
"Os atores estavam curtindo, se divertindo muito [com a parada]. Estavam todos muito eufóricos."
"No princípio fiquei apreensivo [na hora de gravar], eu não sabia como o público iria reagir a mim. Foi muito intenso, estar ali no caminhão na frente daquele mar de gente."

Outros trabalhos

Na TV aberta, Eduardo Semerjian é mais conhecido pelo papel de André Matarazzo, o primeiro marido da cantora Maysa, vivida por Larissa Maciel, na minissérie "Maysa, Quando Fala o Coração", de Manoel Carlos, exibida em 2009. O personagem (real) era pai do diretor da produção, Jayme Monjardim.

Logo Semerjian poderá ser visto em outras duas séries da TV a cabo: a última temporada de "O Negócio" (HBO) e "Rotas do Ódio" (Universal Channel), ambas para 2018. No teatro, o ator concluiu em fevereiro, em São Paulo, a temporada da peça "Tróilo e Créssida", dirigida por Jô Soares.

Eduardo Semerjian e Larissa Maciel em "Maysa, quando fala o coração" (Foto: Acervo Globo)

Siga no Facebook TwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier