Topo

"Despacito": Que música é essa que botou Bieber para cantar em espanhol?

Cena do clipe de "Despacito", de Luis Fonsi com Daddy Yankee - Reprodução
Cena do clipe de "Despacito", de Luis Fonsi com Daddy Yankee
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/04/2017 18h13

Nem Justin Bieber resistiu à onda latina que tomou as paradas musicais nos últimos anos. O cantor canadense até botou o seu espanhol à prova e surpreendeu os fãs ao participar de uma versão remix de "Despacito", já um hit do cantor porto-riquenho Luis Fonsi.

A versão de Bieber foi lançada na segunda-feira e pode ter uma explicação: nesta terça ele está em Porto Rico, onde faz um show de sua "Purpose Tour". O canadense deve aproveitar a passagem pela terra natal de Fonsi, autor da música, e de seu parceiro no hit, o rapper Daddy Yankee, para cantar "Despacito" pela primeira vez ao vivo.

Em um dia de seu lançamento, o remix bombou e já divide as paradas com a música original, lançada em janeiro. Na lista das 50 mais tocadas do mundo no serviço de streaming Spotify, a versão de Luis Fonsi aparece na 12ª posição e o remix, 18ª. 

É um fenômeno

No YouTube, onde o clipe de "Despacito" foi publicado em 12 de janeiro de 2017, o vídeo já ultrapassa 982 milhões de visualizações. Sim, quase 1 bilhão de acessos em pouco mais de três meses no ar. Apesar de a versão de Justin Bieber ser o primeiro remix oficial da música, no YouTube há diversas outras versões anônimas, além de vídeos ensinando a fazer a coreografia.

O remix com Bieber não tem clipe, mas foi publicado no YouTube com uma imagem e o áudio, e já são quase 30 milhões de visualizações. Chiclete, a música original está nas rádios desde o começo do mês e conquistou até disco de ouro no Brasil, o que significa que passou dos 50 mil downloads. E essa popularidade só deve aumentar.

Quem é Luis Fonsi?

Luis Fonsi - Frazer Harrison/Getty Images e Reprodução - Frazer Harrison/Getty Images e Reprodução
Luis Fonsi no Latin Awards, em 2016, e no clipe de "Despacito", em 2017
Imagem: Frazer Harrison/Getty Images e Reprodução

Seria ele o novo Ricky Martin? Bem, não exatamente. O porto-riquenho Luis Fonsi tem 39 anos e está mais para um Eduardo Costa latino. Com o primeiro disco solo lançado em 1998, ele fez carreira como cantor romântico, conquistando até um Grammy Latino e uma indicação ao Grammy em 2009. Fonsi atualizou seu visual e lançou "Despacito" como o primeiro single do seu ainda inédito 10º álbum. O rapper Daddy Yankee contribuiu para dar um ar mais moderno à faixa reggaeton.

Radicado nos Estados Unidos desde a infância, Fonsi já cantou em inglês e chegou a montar uma boyband na adolescência com Joey Fatone, que anos mais tarde virou um dos cinco integrantes do N'Sync. Enquanto o amigo seguiu os passos da música pop e achou outros caras para sua banda --entre eles Justin Timberlake--, o porto-riquenho se dedicou às letras românticas em espanhol e ganhou o público latino em carreira solo.

Os brasileiros curtiram...

Quer melhor termômetro do que as redes sociais? No Twitter, os brasileiros mostram que já aprenderam o "Despacito". Além de dar uma vontade louca de dançar, a música gruda mesmo na cabeça. Veja algumas reações: