Topo

Murakami, Bolaño, Ferrante, Borges, Munro: os lançamentos de literatura estrangeira para 2017

Rodrigo Casarin

12/01/2017 12h11

murakami

Haruki Murakami com "Romancista Como Vocação", William S. Burroughs com "Queer", Roberto Bolaño com "O Espírito da Ficção Científica", Orhan Pamuk com "Um Sentimento Estranho", Xinran com "Compre-me o Céu", Jorge Luis Borges com "Evaristo Carriego, Para seis Cordas, O Martin Fierro". Todo esse time de peso será lançado no Brasil ao longo de 2017, o primeiro pela Alfaguara, os demais pela Companhia das Letras.

As novidades de literatura estrangeira para o ano ainda contam com diversos outros nomes de enorme respeito. A Biblioteca Azul, por exemplo, publicará "O Progresso do Amor", de Alice Munro, Nobel de 2013, e "A História da Menina Perdida", da italiana misteriosa e venerada por público e crítica Elena Ferrante, autora que também é aposta da Intrínseca, que investirá em "L'Amore Molesto", primeiro livro escrito por Ferrante – as obras aqui citadas com o nome em sua língua original ainda não possuem o título traduzido para o português.

A Intrínseca também publicará este ano "O Livro dos Baltimore", de Joël Dicker (volume no qual o autor trabalha com o mesmo protagonista do premiado "A Verdade Sobre o Caso de Harry Quebert"), "Las Cosas que Perdimos en el Fuego", reunião de contos da argentina Mariana Enríquez, conhecida como a "princesa do terror", "Everything I Never Told You", de Celeste Ng, e "A Brief History of Seven Killings", de Marlos James, romance vencedor do Man Booker Prize de ficção de 2015.

Pela Rocco, teremos novidades de Julian Barnes ("O Ruído do Tempo") e de Jonathan Safran Foer ("Aqui Estou"). A Estação Liberdade seguirá apostando em autores orientais e publicará "O Garoto do Riquixá", de Lao She, e "A Fórmula Preferida do Professor", de Yoko Ogawa. Linha semelhante seguirá a Tusquets com o "Silêncio", de Shusaku Endo, cuja adaptação para o cinema estreará no Brasil em fevereiro.

Nicholas Sparks.

Nicholas Sparks.

Pegada mais pop

"O Bazar dos Sonhos Ruins", coletânea de contos do mestre do terror Stephen King, sairá pela Suma das Letras ao longo de 2017. Já a Faro Editorial publicará os livros de estreia de Charlie Donlea ("A Garota do Lago") e de Matthew Flitzsimmons ("Morte Lenta"). Dentre essas novidades com pegada mais pop, uma aposta alta da Arqueiro é "Ninfeias Negras", thriller do francês Michel Bussi, autor comparado a Dan Brown e que já vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares em 33 países diferentes. A editora também terá novidades dos best-sellers Nicholas Sparks ("Diário de uma Paixão") e de Ken Follett ("A Chave de Rebecca").

Por falar em best-seller, a Record publicará "O Fantasma", de Jo Nesbo, um dos grandes nomes da ficção policial escandinava e que já vendeu mais de 30 milhões de exemplares pelo mundo. Na obra, o detetive Harry Hole deixa Honk Kong e retorna à Noruega para investigar a prisão de Oleg, garoto que ajudara a criar e que agora está sendo acusado de matar um traficante de drogas. Pela editora também sairá "A Companhia de Sharpe", de Bernard Cornwell, um dos principais nomes do romance histórico.

A Bertrand Brasil publicará "Estranheza Mortal", de J. D. Robb (pseudônimo de Nora Roberts), mais um volume da série "Mortal". A Plataforma 21, por sua vez, trará ao país "Todos, Nenhum: Simplesmente Humano", romance LGBT de Jeff Garvin, "O Beijo do Vencedor", fantasia histórica de Marie Rutkoski, e, dentre outros, "Suicides Notes from Beautiful Girls", thriller de Lynn Weingarten.

DESTAQUES DA LITERATURA NACIONAL PARA 2017 TÊM HILDA HILST, FERRÉZ E ALBERTO MUSSA

HARRY POTTER, VERONICA ROTH E CASSANDRA CLARE SÃO DESTAQUES DOS LANÇAMENTOS PARA JOVENS DE 2017

REVOLUÇÃO RUSSA E SAMBA MARCAM OS PRINCIPAIS LANÇAMENTOS DE NÃO FICÇÃO DE 2017

H. G. WELLS, CHARLES DICKENS, JANE AUSTEN, BRECHT E MARQUÊS DE SADE ESTÃO ENTRE OS CLÁSSICOS QUE SAIRÃO EM 2017 NO BRASIL

LAERTE, JOHN LENNON E ANNE FRANK SÃO DESTAQUES DAS HQS QUE SAIRÃO EM 2017

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.