Topo

"Não é um balé que só dança", diz ex-bailarina e repórter do "Domingão"

Ju Valcézia com o apresentador Fausto Silva, a quem ela chama de "paizão e professor" - Reprodução/Instagram/juvalcezia
Ju Valcézia com o apresentador Fausto Silva, a quem ela chama de "paizão e professor" Imagem: Reprodução/Instagram/juvalcezia

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

26/04/2017 04h00

Há seis anos no "Domingão do Faustão", Ju Valcézia pode dizer que fez carreira no tradicional programa de auditório. Ex-bailarina, ela passou pela "Dança dos Famosos" e foi assistente de palco antes de ser oficializada como repórter da atração.

Em entrevista ao UOL, Ju diz que o programa serviu a ela praticamente como uma faculdade na televisão. Formada em teatro pela escola de atores Wolf Maya e em dança, ela ela diz ter aprendido tudo que sabe com Fausto Silva, a quem reverencia como "pai e professor". 

"Eu nunca pensei em ser bailarina [do Faustão]. Foi uma coisa que apareceu e eu pensei que poderia ser uma oportunidade bacana, de estar na Globo e conhecer esse meio. Não foi uma coisa programada. Quando eu vi já estava lá dentro", conta ela, que aceitou o convite de uma agência para fazer o teste.

Ju viu se destacarem no balé Sabrina Sato, Carol Nakamura, Juliana Alves, Aline Riscado, entre outras revelações que acabaram crescendo na carreira artística. Para ela, o posto é uma vitrine importante porque oferece oportunidades que vão além das coreografias e interações com o apresentador aos domingos.

"Não é um balé que só dança. É um balé que fala, dá opinião. [Para se destacar] é um conjunto. Tem que estar preparada. Hoje as pessoas fazem de tudo: dançam, cantam, são atrizes e apresentadoras. Quanto mais experiências, mais chances você terá de se dar bem no balé. Eu não acho que é sorte, é brilho, é carisma", afirma orgulhosa.

A nova repórter, que se vê como uma veterana no "Domingão", brinca que é praticamente a irmã mais velha das bailarinas: "A rotatividade é grande e todas que entram [no balé] vêm falar comigo. Eu procuro passar o máximo da minha experiência para ajudá-las".

Faustão tímido

Ju Valcézia com o ator Rainer Cadete no quadro "Dança dos Famosos" - Reprodução/Instagram/juvalcezia - Reprodução/Instagram/juvalcezia
Ju Valcézia com o ator Rainer Cadete no quadro "Dança dos Famosos"
Imagem: Reprodução/Instagram/juvalcezia
Sem esquecer de quem também a ajudou, Ju Valcézia diz que só pôde passar por tantas experiências porque Faustão permitiu, inclusive dando aval à sua participação no quadro "Dança dos Famosos" e na recente função como repórter. Ela se lembra quando interagiu com o apresentador pela primeira vez, em 2011, no seu ano de estreia na atração.

"Eu não sei por que ele veio falar comigo no palco. De alguma maneira chamei atenção. Ele veio do rádio e é muito ligado nessa coisa de voz. Ele me falou: 'Você tem a voz muito boa. Gostei'. E me perguntou qual era minha formação. Ele começou a me curtir e a me dar mais oportunidades", conta. "É minha maior referência. Eu tenho ele como um paizão. Ele me ajuda em tudo. Tudo precisa passar por ele", diz ela, que tem vontade de seguir o ídolo e um dia ser apresentadora.

A repórter diz que o apresentador é exatamente como se vê no vídeo. O que muita gente não sabe, ela conta, é que Faustão é ótimo em dar conselhos. "Ele dá muitas dicas valiosas, mas a mais importante é para não ligar muito para as opiniões dos outros. Principalmente hoje em dia com esse mundo da internet. Ele fala: 'Muita gente vai criticar, vocês não vão agradar a todos. Se ficarem tristes ou se preocupando com as opiniões negativas, vocês não vão para frente'". 

Ju também diz que o comunicador é bastante tímido. "Ele é uma pessoa extremamente divertida e, ao mesmo tempo, um chefe exigente. Ele é generoso. Quem vê pela TV não sabe, mas ele é uma pessoa tímida. Ele é mega tímido".