UOL Entretenimento Cinema
 
20/02/2010 - 10h24

Em Berlim, documentários de brasileiros ganham prêmio de público na mostra Panorama

ALESSANDRO GIANNINI
Enviado especial a Berlim
  • Divulgação

    O documentário "Budrus", dirigido pela brasileira Julia Bacha, ficou em segundo lugar no prêmio do público da mostra Panorama

No 60o. Festival de Berlim, o prêmio de público da mostra Panorama, organizado por veículos de comunicação da capital alemã e pela organização da seção, foi para o documentário "Lixo Extraordinário", da inglesa Lucy Walker, com co-direção dos brasileiros João Jardim e Karen Harley, sobre o trabalho de Vik Muniz com os catadores de material reciclado do jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo.

O segundo lugar ficou com outro documentário brasileiro, "Budrus", dirigido pela brasileira Julia Bacha. O filme acompanha um líder comunitário da cidade da Cisjordânia na organização de manifestações não violentas contra a construção do Muro de Segurança por parte de Israel em território palestino. O terceiro lugar ficou com o filme suíço "Daniel Schmid - Le Chat Qui Pense", de Pascal Hofmann e Benny Jaberg.

O prêmio de público da mostra Panorama é concedido desde 1999. O público do festival vota após a sessão ou por meio do site nos filmes da seleção. Mais de 22 mil votos foram apurados. Este ano, 54 filmes foram exibidos, dos quais 20 foram documentários. Segundo a organização, este ano os documentários foram muito populares.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host