UOL Entretenimento Cinema
 
25/09/2010 - 11h08

Com Gretchen e coprodução, Première Brasil começa com filmes de estrada

EDU FERNANDES
Colaboração para o UOL
  • Cena do documentário Gretchen Filme Estrada, o primeiro a ser apresentado na mostra Premère Brasil

    Cena do documentário "Gretchen Filme Estrada", o primeiro a ser apresentado na mostra Premère Brasil

A produção nacional está em alta no Festival do Rio. O filme abertura foi “A Suprema Felicidade” - a volta de Arnaldo Jabor na direção - e a Première Brasil tem mais de 60 filmes em exibição, dentre os aproximadamente 250 inscritos para fazer parte da mostra.

Ontem iniciaram-se as projeções da vitrine do cinema nacional com “Gretchen Filme Estrada”. O documentário faz parte da Première Brasil Retratos e acompanha a Rainha do Rebolado no ano de 2008, quando Gretchen dava conta de fazer seus últimos shows em pequenos circos ao mesmo tempo em que concorria a prefeitura da Ilha de Tamaracá, Pernambuco.

Durante a apresentação do filme no Cine Odeon, foi destacada a importância da discussão do tema em ano eleitoral, quando muitas celebridades tentam vagas no poder. Gretchen não estava presente durante a sessão, mas na noite anterior a cantora e dançarina deu as caras na exibição de “A Suprema Felicidade” e na festa de abertura do Festival do Rio.

Para representar o filme no Cine Odeon, estava a dupla de diretores responsáveis por “Gretchen Filme Estrada”. No palco, Paschoal Samora defendeu seu trabalho. “Uma mulher que rebola há trinta anos pelo país conhece o Brasil”, relatou o cineasta.

“Gretchen Filme Estrada” não teve o apoio de leis de incentivo a cultura. Por ser uma produção independente e de baixo orçamento, “é um filme nu e cru... mais cru do que nu”, atesta Eliane Brum, que dividiu a direção com Paschoal.

Paradas e destino

No grande evento da noite, outro filme que tem grande parte de sua ação em viagens. “Além da Estrada”, a estreia de Charly Braun na direção de longas, abriu a Première Brasil em competição. Trata-se de um filme do mundo: uma coprodução entre Brasil e Uruguai, que teve profissionais argentinos na equipe e falado totalmente em espanhol, inglês e francês.

  • Aplaudido durante sessão, "Além da Estrada" explora locações exóticas do Uruguai

No palco, o diretor disse estar “feliz por trazer um longa depois de já ter apresentado curtas no Festival do Rio”. Ao seu lado estava o ator principal do filme. “Tive muitas aulas de português para ensaiar para essa noite. Acho que estou falando bem português, nem pareço argentino”, brincou Esteban Feune de Colombi.

Além de atuar e produzir “Além da Estrada”, Guilhermina Guinle tinha motivos especiais para estar presente na sessão. “Estou aqui como irmã do diretor. Acredito na sensibilidade do Charly”, afirmou a atriz.

Antes da projeção se iniciar, Charly ditou o clima de seu primeiro longa ao desejar que os espectadores tivessem uma “boa viagem”.Durante os créditos, aplausos foram executados quando o nome do diretor foi apresentado.

O filme conta a história de Santiago, um argentino que se dirige ao Uruguai para checar um terreno que herdou de seus pais, que morreram anos antes. Na viagem conhece Juliette, uma belga que está a procura de uma amigo que conheceu na Costa Rica.

Terminada a sessão, mais aplausos entusiasmados por parte da plateia.

Veja também

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host