UOL Entretenimento Cinema
 
03/10/2010 - 10h37

Woody Allen faz graça com a morte em "Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos"

Carlos Helí de Almeida
Colaboração para o UOL, do Rio
  • A atriz Lucy Punch, o diretor Woody Allen e a atriz Naomi Watts posam na sessão de fotos do filme You will meet a tall dark stranger (15/05/2010)

    A atriz Lucy Punch, o diretor Woody Allen e a atriz Naomi Watts posam na sessão de fotos do filme "You will meet a tall dark stranger" (15/05/2010)

Um dos títulos mais aguardados do ano, "Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos", de Woody Allen, faz sua estreia hoje, às 19h30, no Cine Odeon, dentro da programação do Festival do Rio, antes de chegar ao circuito comercial em 29 de outubro. Trata-se de uma comédia romântica ambientada em Londres, na qual o responsável por clássicos como "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977) e "A Rosa Púrpura do Cairo" (1985) retoma temas (e obsessões) que lhe são caros, como morte, traição, crises criativas e romance entre homens maduros e mulheres mais jovens.

O fio condutor é Helena (Gemma Jones), que acaba de ser deixada pelo marido (Anthony Hopkins), com quem fora casada por mais de 40 anos. Ela procura a ajuda de uma vidente para guiar seus passos, mas fica obcecada com as previsões dela.

Enquanto isso, o ex-marido busca conforto no casamento com uma prostituta, e a filha do casal (Naomi Watts) tenta equilibrar a vida com o marido (Josh Brolin), promessa de escritor bem-sucedido que nunca se cumpriu. Este flerta com Dia (Freida Pinto), a jovem vizinha, enquanto a mulher descobre-se interessada pelo novo chefe, o galante galerista Greg (Antonio Banderas).

Em Cannes, Allen esbanjou bom humor mesmo quando o tema era a inexorável passagem do tempo. "Envelhecer é uma tarefa idiota. Não há vantagem nenhuma nisso. As costas doem mais, as indigestões são mais frequentes... Da visão, então, nem se fala. Então, lhes digo: envelhecer é um péssimo negócio. Aconselho todos vocês a evitarem isso", ironizou o diretor de 74 anos.

A idade, segundo ele, também o impede de voltar ao cinema como ator. Ele prefere, sabiamente, entregar o papel de mocinho de seus filmes a atores mais jovens. Em "Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos" é fácil vê-lo nos personagens de Brolin ou mesmo Hopkins, homens que farão todo o possível para conquistar a mulher cobiçada.

"Interpretei o protagonista romântico por muitos anos. Mas envelheci e não vejo mais diversão na ideia de encarnar o cara que não consegue ficar com a garota no final do filme", explicou Allen que, ironicamente, há anos é casado com a ex-enteada Soon Yi, décadas mais jovem do que ele. "Então, eu fico ali, no canto, dirigindo o filme. Prefiro ser o sujeito que senta diante da mocinha em um restaurante e mente para ela. Se não encontro um jeito de ficar com ela, não farei esse papel de jeito nenhum".

O título original da comédia ("You Will Meet a Tall, Dark Stranger"), como lembrou o diretor, tem sentido duplo: remete a um clichê da clarividência e, ao mesmo tempo, ao "o estranho alto e negro que todos nós, eventualmente, encontraremos algum dia, queiramos ou não, a Morte".

Ainda segundo Allen, todos os personagens estão ansiosos para reinventar suas vidas, encontrar um novo amor, até porque têm consciência de que caminham inexoravelmente na direção do inevitável. "Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos" está carregado do pessimismo de seu autor. "Meu relacionamento com a morte permanece o mesmo: sou inteiramente contra", zombou o diretor. "Sou uma pessoa pessimista, desde menino. Sempre tive a impressão de que a vida é um pesadelo, uma experiência sofrida e sem sentido e que a única forma de ser feliz é ter ilusões".

Allen já não tem mais tanta certeza se a velhice deixa o ser humano mais sábio. "A gente não fica mais inteligente, meloso ou gentil com a idade", garante o diretor. "Nada de bom realmente acontece. A gente só tem mais dor nas costas, mais indigestões, menos visão, e até precisa de ajuda para ouvir melhor. Envelhecer é um mau negócio e aconselho a todos a não fazê-lo".

Veja também

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host