UOL Entretenimento Cinema
 
05/10/2010 - 07h02

"Tournée" traz Mathieu Amalric em estreia na direção de longas-metragens de ficção

CARLOS HELÍ DE ALMEIDA
Colaboração para o UOL, do Rio
  • Mathieu Amalric dirige e atua no filme ''Tournée'', exibido no Festival do Rio 2010

    Mathieu Amalric dirige e atua no filme ''Tournée'', exibido no Festival do Rio 2010

A 12ª edição do Festival do Rio, que termina nessa quinta (7), ganha um colorido diferente com “Tournée”, uma das atrações da mostra Panorama do Cinema Mundial. Dirigido pelo ator francês Mathieu Amalric, o longa-metragem se debruça sobre o relacionamento entre um ex-produtor de TV de Paris, interpretado pelo próprio diretor, e as coristas americanas de um grupo de teatro burlesco em turnê pela França. O filme, que tem o brasileiro Marcelo Novaes Teles como coroteirista, ganha sessões hoje, às 12h e às 19h30, no Espaço de Cinema 1.

Ator popular em seu país, Amalric ficou famoso depois que viveu o editor tetraplégico de “O Escafandro e a Borboleta” (2007), de Julian Schnabel, que concorreu ao Oscar americano. A fama ganhou dimensões planetárias quando, no ano seguinte, apareceu como o vilão do último filme da série 007, “Quantum of Solace”. Um dos melhores profissionais de sua geração, na França Amalric é tema constante tanto dos tablóides quanto das revistas de cinema.

ASSISTA AO TRAILER DE "TURNÊ"


“Tournée” fala sobre um mundo colorido, sensual e divertido, mas seu protagonista atravessa uma crise de reputação. Ele é Joachim Zand (Amalric) um bem-sucedido produtor de TV que deixou para trás o sucesso, os filhos e os amigos para começar vida nova nos Estados Unidos. Volta de lá à frente de um grupo de dançarinas de strip-tease, estrelas do novo teatro burlesco americano, com o propósito de excursionar com elas pela França.

O passado, no entanto, continuará batendo à porta do sempre tenso e agitado produtor, atrapalhando seu grande sonho. A perda do teatro parisiense que abrigaria a performance final do grupo obriga Joachim a voltar a Paris, reabrindo velhas feridas relacionadas aos filhos do primeiro casamento, à amante, ao melhor amigo, aos inimigos profissionais.

Enquanto isso, as coristas exibem humor, corpos (muitas vezes) fora de forma e figurinos cafonas, em espetáculos arrebatadores pelo interior da França. A trama do filme foi livremente inspirada em um dos livros da escritora francesa Colette, no qual lembra suas memórias como atriz, e uma reportagem sobre o novo burlesco publicada em um grande jornal local. A obra da autora inspirou também o recente “Chéri”, de Stephen Frears.

As mulheres do grupo são interpretadas por show girls reais, que atendem pelos sugestivos nomes de Mimi Le Meaux, Kitten On The Keys, Dirty Martini, Julie Atlas Muz e Evie Lovelle. As moças fizeram a alegria dos fotógrafos em sua passagem pelo festival francês, desfilando pelo tapete vermelho com suas roupas de trabalho. “Não tenho desejo de passar mensagem alguma com esse filme. Apenas me senti inspirado pela liberdade de criação dessas profissionais, dessas figuras nômades, que viajam de cidade em cidade”, explicou um animado Almaric, em Cannes.

“Tournée” é o quarto longa-metragem de Amalric como diretor. Aqui ele trabalha com os contrastes entre as culturas européia e americana. “A França e os Estados Unidos criaram fantasias um sobre o outro. Essas coristas maravilhosas representam o oposto das pessoas que trabalham de uniforme, que só conseguem fazer o que lhes é mandado. Também aproveito para brincar com as fantasias delas sobre a França. Da mesma forma, não faço filmes para explorar temas, porque acho isso muito chato. Prefiro filmar ideias que se confrontam, tramas desordenadas”, explicou o realizador de 45 anos.

O filme tem distribuição garantida no Brasil pela Imovision. A distribuidora planeja conseguir trazer não só o diretor como também o exuberante grupo de coristas americano para o lançamento brasileiro, em 28 de janeiro de 2011, que promete ser muito especial. “A ideia é encontrar uma casa de espetáculos que acomode uma pequena série de shows com as garotas”, conta Jean-Thomas Bernardini, diretor da distribuidora.

 

Veja também

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host