UOL Entretenimento Cinema
 
04/10/2008 - 11h29

Indicado ao Oscar 2008, "Katyn" aborda segredo da Segunda Guerra

NEUSA BARBOSA
Colaboração para o Uol, do Rio
Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, o drama 'Katyn", do consagrado diretor polonês Andrzej Wajda ("O Homem de Ferro"), traz à tona um pouco escondido segredo da Segunda Guerra Mundial - o massacre de cerca de 22 mil oficiais poloneses por militares soviéticos na floresta de Katyn, em abril de 1940.

A matança se deu pouco depois da invasão simultânea da Polônia por tropas da antiga URSS, sob o governo de Josef Stálin, e também de tropas nazistas, em 1939. Foi descoberto em 1943, com a localização dos corpos. Mas, ao longo dos anos, dentro de uma Polônia sob regime comunista, foi atribuída aos alemães.

Divulgação
"Katyn", do diretor polonês Andrzej Wajda, teve indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008
Filho de um desses oficiais, o diretor Wajda tinha razões de sobra para tratar dessa história, que ele estrutura com roteiro próprio, colocando como centro o casal Andrzej (Artur Zmiejewski) e Anna (Maja Ostaszewska). Ele, um dos oficiais presos pelos soviéticos, ao lado do amigo, tenente Jerzy (Andrzej Chyra), ambos, com todos os seus colegas, enviados a um campo de concentração.

A cena da execução dos militares poloneses é uma das mais contundentes já vistas em filmes de guerra, ainda mais por ocorrer não num campo de batalha, mas sim numa cela - à qual eles são conduzidos um a um, como bois num matadouro, já sabendo que iam morrer.

Histórias paralelas de familiares dos mortos - como de uma moça obcecada em colocar no túmulo da família uma lápide lembrando a morte de seu irmão em Katyn - evidenciam a intenção do diretor e roteirista em ultrapassar o tema do massacre e homenagear também diversas pessoas anônimas que, cada uma a seu modo, tentaram resistir aos atentados contra a liberdade e à memória cometidos pelo regime comunista polonês, que vigorou até 1989.

"Katyn"será exibido em duas sessões amanhã, domingo (5), no Estação Ipanema 1, às 13h45 e 18h45.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host