UOL Entretenimento Cinema
 
05/10/2008 - 12h24

Kitano usa o melodrama e a sátira em "Aquiles e a Tartaruga"

NEUSA BARBOSA

Colaboração para o UOL, do Rio
Concorrente na seção principal do último Festival de Veneza, "Aquiles e a Tartaruga", de Takeshi Kitano, conta a história de um pintor, interpretado pelo próprio diretor, que passa a vida correndo atrás do sucesso e lutando para enquadrar-se nas tendências valorizadas pelo mercado da arte mundial.

As sessões do filme de Kitano programadas para hoje, domingo (5), foram suspensas por atraso no envio da cópia, mas serão reprogramadas - o site oficial do evento traz todas as mudanças. As sessões de terça (7), às 17h e 21h30, no Espaço de Cinema 2, estão mantidas.

Comediante experimentado e famoso no Japão - onde é conhecido como 'Beat Takeshi' -, Kitano muitas vezes força um tom bizarro nesta sátira que empresta traços do melodrama para retratar a trajetória de Machisu, que nasce um menino rico, filho de um grande colecionador de arte e é repentinamente lançado à miséria quando seu pai morre.

Ao longo da vida, Machisu exercerá todo tipo de profissão, como a de tipógrafo, sempre persistindo na pintura, seu grande sonho. Invariavelmente, porém, não é reconhecido. Insiste sempre, com o apoio da dedicada mulher (Kanako Higuchi), mas a persistência traz mais problemas do que soluções ao casal.

O mundo das artes plásticas, aliás, não é estranho a Kitano. Os quadros vistos no filme são assinados por ele, como aconteceu em alguns de seus trabalhos anteriores, como "Hana-bi - Fogos de Artifício", vencedor do Leão de Ouro em Veneza em 1997.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host