UOL Entretenimento Cinema
 
06/10/2008 - 12h56

"Quatro Noites com Anna" marca a volta do diretor Jerzy Skolimowski

NEUSA BARBOSA

Colaboração para o UOL, do Rio
Uma história de amor muito particular é retratada em "Quatro Noites com Anna", filme que marca a volta na direção, após 17 anos, do veterano polonês Jerzy Skolimowski, realizando um filme delicado, que fez parte da seleção da Quinzena dos Realizadores do último Festival de Cannes.

Leon (Artur Steranko) é um homem ignorante, pobre e solitário, que passa seus dias cuidando de uma avó doente. Já cumpriu pena por um estupro que não cometeu, apenas presenciou, da enfermeira Anna (Kinga Preis). A vítima não o reconheceu, mas não quis depor, e Leon foi julgado por provas circunstanciais.

Divulgação
Cena de "Quatro Noites com Anna", filme que marca a volta na direção do veterano polonês Jerzy Skolimowski
Ele desenvolve por Anna uma intensa paixão à distância, passando seus dias observando-a da janela de sua casa. Com o tempo, ousa entrar em seu quarto todas as noites, observando-a dormir depois de misturar secretamente calmante no açúcar que ela coloca no seu chá.

Com poucos diálogos, o filme tem uma narrativa apoiada no bom trabalho do diretor de fotografia Adam Sikora e na montagem delicada de Cezary Grzesiuk. Vencedor do Urso de Ouro em Berlim em 1967 por "Le Départ" e cinco vezes concorrente à Palma em Cannes, o diretor Skolimowski, de 70 anos, realiza aqui um trabalho muito consistente, cujo clima poético guarda alguma semelhança com "Não Amarás", de seu compatriota Krzysztof Kieslowski (1941-1996).

"Quatro Noites com Anna" tem duas sessões nesta segunda (6), no Estação Ipanema 2, às 15h15 e 19h45. Repete na quinta (9), último dia do festival, às 16h30 e 21h30, no Estação Vivo Gávea 5.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host