UOL Entretenimento Cinema
 
07/10/2008 - 12h58

Brian de Palma expõe atrocidade no Iraque em "Guerra sem Cortes"

NEUSA BARBOSA

Colaboração para o UOL, do Rio
Vencedor do Leão de Prata (melhor diretor) no Festival de Veneza 2007, "Guerra sem Cortes", do diretor norte-americano Brian De Palma, é um dos principais destaques da programação do Festival do Rio, que entra na sua reta final, terminando nesta quinta (9).

O enredo recria ficcionalmente um episódio real da Guerra do Iraque, em que soldados dos EUA, depois de estuprarem uma jovem de 15 anos, mataram-na, assim como toda a sua família.

Divulgação
"Guerra sem Cortes" (Redacted) rendeu ao diretor Brian De Palma, o Leão de Prata do Festival de Veneza de 2007
ASSISTA AO TRAILER
A impressão de realismo, reforçada quando, no final, mostram-se fotos das vítimas reais, é sempre uma preocupação do diretor neste filme contundente, em que ele mistura diversos formatos de imagem, indo do HD (High Definition) a imagens captadas em câmeras digitais portáteis.

Mais do que a atrocidade cometida pelos soldados, "Guerra sem Cortes" procura captar o ambiente de tensão permanente entre os jovens militares, especialmente os que mantêm vigilância nos checkpoints, ou seja, pontos de passagem, em que são vítimas em potencial de carros-bomba.

Um dos temas do filme é, também, a obsessão pela imagem. Alguns soldados, como o jovem Angel Salazar (Izzy Diaz) não larga da sua câmera portátil, retratando em detalhes o dia-a-dia do seu grupo de recrutas. Sua câmera acompanhará inclusive a invasão da casa da família iraquiana onde se desenrola a tragédia.

Não é a primeira vez que De Palma aborda uma história de guerra envolvendo um estupro de uma jovem civil. Ele abordou tema semelhante em "Pecados de Guerra" (89), relatando um incidente ocorrido na Guerra do Vietnã.

"Guerra sem Cortes" tem sessões nesta terça (7), às 22h, no Estação Vivo Gávea 1. Repete na quarta (8), às 12h e 18h, no Estação Botafogo 1. Sua última sessão é na quinta (9), às 20h20, no Estação Vivo Gávea 2.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host