UOL Entretenimento Cinema
 
26/09/2009 - 19h10

Em evento do Festival do Rio, Jeanne Moreau elogia criatividade do cinema brasileiro

NEUSA BARBOSA
Especial para o UOL, do Rio*
Mais de duzentas pessoas trocaram uma manhã de sol com todas as possibilidades de praia para assistir a uma conversa com Jeanne Moreau no Cine Odeon, centro do Rio.

A renomada atriz de "Os Amantes" e "Jules e Jim" , de 81 anos, chegou pontualmente às 11h, de braços dados com Cacá Diegues, diretor do único filme brasileiro de Jeanne, "Joanna Francesa" (73). Aplaudida de pé, Moreau ouviu dezenas de elogios, de Cacá e de outros presentes, entre eles, Odete Lara -que protagonizou um dos momentos mais emocionantes do encontro.
  • Folha Imagem/Rafael Andrade

    Em evento do Festival do Rio, Jeanne Moreau elogia criatividade do cinema brasileiro

A atriz brasileira, de 80 anos, intérprete de filmes emblemáticos do cinema brasileiro -como "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", de Glauber Rocha-, depois de declarar igualmente sua admiração pela colega, perguntou-lhe quais as diferenças que encontrou entre o Brasil que viu há 36 anos atrás e agora. Jeanne fez questão de agradecer Odete: "Estou muito tocada que a senhora tenha vindo aqui. A energia que reencontrei, de pessoas como a senhora e Cacá e tantos outros com quem falei, é uma das melhores coisas de estar daqui".

Em seguida, respondeu: "Cheguei à noite, mas pude notar que não existe mais uma estradinha que havia à beira-mar. Há muitos prédios altos escondendo a paisagem". Mas acrescentou: "Não sou nostálgica".

Ela comprovou a afirmação quando um dos espectadores lhe perguntou qual seu filme preferido, entre os tantos que fez. "O filme preferido é sempre o próximo. A gente tem que olhar para a frente".

Da mesma forma, quando outro espectador, falando da Nouvelle Vague e do Cinema Novo, lhe perguntou o que faltava para que ocorresse uma mesma onda de renovação no cinema atual, ela cortou "Mas você está muito bem situado para ver onde está a criatividade, aqui no Brasil, onde foi feito 'Cidade de Deus' e Cacá Diegues está refazendo '5 Vezes Favela'". Jeanne, inclusive, vai visitar o grupo Nós do Morro, no Vidigal, envolvido neste projeto de Cacá, o que foi um de seus pedidos expressos nesta viagem.

A pergunta de outro espectador, sobre se ela ainda cantava -como fez nos filmes "Jules e Jim", de François Truffaut, e também em "Joanna Francesa", interpretando canção de Chico Buarque de Holanda- deu oportunidade a que a atriz revelasse um novo projeto. Ao lado do cantor pop francês Étienne Daho, ela contou que se prepara para cantar composições inspiradas em Jean Genet. A previsão do lançamento é em meados de 2010.

Parte da programação do Festival do Rio exibe quatro filmes com a atriz, "Mais Tarde Você Vai Entender", de Amos Gitai, ""O Tempo que Resta", de François Ozon, e os documentários "Jeanne Moreau - Conversas", de Josée Dayan, e "Jeanne Moreau - Um Retrato Íntimo", de Josée Dayan, Pierre-André Butang e Annie Chevallay.

*Neusa Barbosa escreve para o site Cineweb

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host