UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Uma Noite na Ópera (1935)

SINOPSE

Groucho é um empresário de ópera, malandro, que tenta tirar dinheiro de uma mecenas milionária. Chico e Harpo são amigos de cantor amador que tenta subir na carreira. Quando todos se encontram em um navio que leva a companhia de Ópera em excursão, está armada a confusão.

COMENTÁRIOS

Primeiro filme dos Irmãos Marx na Metro (eles haviam feito boa carreira na Paramount, em geral em adaptações que fizeram no palco) e também o primeiro sem o quarto irmão, Zeppo, que fazia o galã nos filmes anteriores e se sentia inútil junto ao trio.

Supervisionado pelo protetor deles no estúdio, o brilhante produtor Irving Thalberg, é talvez o melhor filme da carreira deles, mais bem produzido e equilibrado e com o casal romântico mais adequado e integrado à história. Como em todos os filmes deles, quem não domina o inglês e não tem razoável conhecimento de expressões idiomáticas e cultura americana vai perder muita coisa.

Ainda assim o filme é repleto de momentos geniais do trio, como a briga entre Chico e Groucho pelo contrato do cantor, a cabine de Groucho no navio lotada de pessoas ou o clímax no teatro de Ópera.

Margaret Dumont era praticamente uma quinta irmã Marx (atuou em sete dos filmes deles) e faz aqui seu papel típico, o de interesse financeiro/romântico de Groucho. Os filmes deles costumam provocar reações extremas, então não se assuste se não tiver a mesma reação apaixonada dos fãs. Insista porque eles acabam viciando.

A boa edição traz um excelente documentário de 33 minutos ("Remarks on Marks" que é traduzido como "Destaque Especial"), que traz depoimentos do comediante Dom DeLuise, o roteirista Irving Brecher, o escritor Larry Gelbart, o ator Carl Reiner, a estrela Kitty Carlisle, o crítico Robert Osborne, o diretor Robert Weide, a escritora Anne Beats; uma curta entrevista com Groucho no The HY Gardner Show (em que ele tece elogios a Thalberg), os curtas "How to Sleep", de Nick Grinde, 1935, onde Robert Benchley demonstra os problemas para dormir (e que ganhou o Oscar de curta-metragem!) e "Sunday Night At The Trocadero", de 1937, de George Sidney, com Reginald Denny e Peter Lind Hayes, onde o ator Denny apresenta vários números (tudo legendado). Há ainda trailer e comentários do crítico Leonard Maltin (sem legendas). Faz parte da "Coleção Irmãos Marx".

FICHA DO FILME

  • Título original: Night At The Opera, A
  • Diretor: Sam Wood
  • Elenco: Groucho Marx, Chico Marx, Harpo Marx, Kitty Carlisle, Allan Jones, Margaret Dumont. Sig Ruman, Walter Woolf King
  • Gênero: Comédia
  • Duração: 92 min
  • Ano: 1935
  • Cor: Preto e Branco

DADOS DO DVD

  • Distribuidora: Warner
  • Idioma: Inglês (1.0)
  • Legendas: Inglês, Português, Espanhol, Japonês

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host