UOL Entretenimento Cinema
 
05/09/2008 - 14h20

Mickey Rourke brilha em "The Wrestler", forte candidato ao Leão de Ouro

MARIANE MORISAWA

Colaboração para o UOL, de Veneza
A exibição dos concorrentes ao Leão de Ouro do 65o Festival de Veneza terminou melhor do que começou, com "The Wrestler" (O lutador), de Darren Aronofsky. O filme foi recebido calorosamente tanto na sessão de imprensa da manhã desta sexta-feira 5 quanto na coletiva que aconteceu na seqüência.

AFP
O diretor Darren Aronofsky ("Pi" e "Réquiem para um Sonho") ladeado pelos atores Mickey Rourke e Evan Rachel Wood na sessão de fotos de "The Wrestler"
IMAGENS DE "THE WRESTLER"
FOTOS DE VENEZA EM 5/9
Em "The Wrestler", Aronofsky se distancia estilisticamente de seus trabalhos anteriores ("Pi", "Réquiem para um Sonho" e "A Fonte da Vida") para se aproximar dolorosamente do realismo. Ele acompanha a trajetória de Randy "The Ram" Robinson (Mickey Rourke, que aparece como favorito ao prêmio de melhor ator), um ex-campeão da luta livre - aquela que costumava passar na televisão brasileira e tinha como ídolo Ted Boy Marino. The Ram hoje vive num trailer, trabalha num supermercado para pagar as contas e tenta recuperar o sucesso de antigamente.

"Qualquer atleta, quando alcança uma certa idade, não consegue mais se apresentar tão bem quanto antes. Há um momento em que alguém diz que é hora de você se aposentar, e não há para onde ir. É algo da vida. E é doloroso saber que você não consegue mais fazer as coisas, eu tenho problemas com isso", afirmou Rourke.

A história de The Ram é muito parecida com a do próprio ator, que abandonou uma bem-sucedida carreira no cinema para se dedicar ao boxe que deformou seu rosto. "Ele é um sonhador que vive num estado de vergonha. Eu também joguei minha carreira fora e não trabalhei até recentemente. É melhor nunca chegar a ser nada do que ser um cara que foi alguém. E normalmente você é o culpado", disse Rourke.

Ele comentou sobre seu retorno. "Retorno tem muitas definições no dicionário, você pode voltar da guerra ou de um jantar. De onde eu voltei, só meus pequenos cachorros sabem", afirmou. "Mickey Rourke fez uma grande viagem, mas ele sempre esteve aqui, nunca foi a lugar nenhum. Eu descobri que, por baixo daquela armadura, havia essa casca de ovo frágil. Me perguntam como eu o tornei simpático no filme, ao que eu respondo: 'Você não o conhece, ele é simplesmente a pessoa mais simpática que já conheci'", completou Aronofsky.

"The Wrestler" poderia tratar o tema da decadência do personagem de forma piegas, mas foi filmado à maneira do documentário e não se rende às fórmulas fáceis. Parece um forte concorrente ao Leão de Ouro.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host