Topo

Adaptações literárias dominam séries em 2017; veja o que vem por aí

Do UOL, em São Paulo

14/04/2017 04h00

Não é de hoje que o cinema e a TV têm um caso de amor com a literatura. Mas, em 2017, essa ligação vai atingir seu ápice nas séries: ao menos nove livros serão levados para as telinhas.

Confira abaixo as principais adaptações:

  • Divulgação/HBO

    "Big Little Lies"

    O livro escrito por Liane Moriarty encantou Reese Whiterspoon e Nicole Kidman, que se uniram para transformar a história em uma minissérie da HBO. A trama, centrada em um grupo de mães abastadas de Monterey, na Califórnia, e um misterioso assassinato, deu certo: um dos melhores lançamentos do ano na TV, "Big Little Lies" arrebatou elogios da crítica especializada e viu sua audiência crescer ao longo de seus sete capítulos. O sucesso foi tanto que a autora do livro já foi abordada para uma possível segunda temporada.

  • Divulgação/Netflix

    "13 Reasons Why"

    A série da Netflix que mais tem dado o que falar nas últimas semanas é baseada no best-seller "Os 13 Porquês", lançado em 2007 por Jay Asher. Conta a história de Hannah, garota que decide tirar a própria vida e deixa 13 fitas-cassetes contando os motivos por trás de sua decisão. O autor já veio a público defender as cenas gráficas de estupro e suicídio da série e disse que gostaria de ver uma segunda temporada da produção.

  • Divulgação

    "Desventuras em Série"

    Estrelada por Neil Patrick Harris, a produção é baseada na saga homônima criada por Lemony Snicket. Na trama, Violet (Malina Waissman), Klaus (Louis Hynes) e Sunny Baudelaire (Presley Smith) perdem os pais e têm de ficar com um guardião até que a filha mais velha complete 18 anos. Mas eles acabam nas mãos do cruel Conde Olaf (Harris), que coloca os três órfãos em situações perigosas. A Netflix já renovou a atração para mais duas temporadas, garantindo a adaptação de todos os livros da saga.

  • Reprodução

    "Girlboss"

    A série sobre a fundadora da marca NastyGal, Sophia Amoruso, é inspirada em seu livro de mesmo nome. A produção acompanha a trajetória da empresária, que descobriu ainda jovem sua paixão pela moda e se tornou uma mulher de negócios. Estreia na Netflix no dia 21 de abril.

  • "American Gods"

    A série gira em torno da obra homônima sobre seres místicos criada por Neil Gaiman. Na trama, surge um mundo escondido, onde a mágica é realidade e deuses tradicionais temem tanto cair no esquecimento como também o poder crescente dos novos deuses. Nesse contexto, Mr. Wednesday (Ian McShane) quer unir deuses antigos para defender sua existência e retomar parte da influência perdida. A série será exibida a partir do dia 1º de maio, no Amazon Prime Video.

  • Divulgação

    "Anne"

    O romance escrito em 1908 pela canadense L.M. Montgomery já ganhou várias adaptações, e mais uma vem aí: uma série da Netflix. A produção vai acompanhar as aventuras da órfã enviada para uma fazenda por engano. Estreia no dia 12 de maio.

  • Divulgação

    "The Handmaid's Tale"

    O romance distópico "O Conto da Aia", de Margaret Atwood, foi transformado em uma série que já é uma das mais esperadas do ano. Na perturbadora história, os Estados Unidos se transformaram na República de Gilead, uma teocracia totalitária cristã onde as mulheres perderam quase todos os seus direitos. Algumas delas se tornam aias, mulheres cujo único propósito é gerar os filhos de casais que não conseguem conceber naturalmente. O elenco da adaptação é estrelado, e contará com Elizabeth Moss ("Mad Men") e Alexis Bledel ("Gilmore Girls"). A série estreia no dia 26 de abril nos Estados Unidos, mas ainda não há data para exibição no Brasil.

  • Divulgação

    "Cormoran Strike"

    O detetive criado por J.K. Rowling apareceu pela primeira vez no livro policial "O Chamado do Cuco" (2013) e agora chegará às telas. Produzida pela emissora britânica BBC, a série deve estrear no fim do ano e será dividida em três histórias principais: "O Chamado do Cuco", com três episódios de 1h; "O Bicho de Seda"; e "Vocação para o Mal", as duas últimas com dois episódios cada. Ainda não há previsão de exibição da série no Brasil.

  • Getty Images

    "Objetos Cortantes"

    Autora do livro "Garota Exemplar", Gillian Flynn terá mais um livro adaptado, dessa vez na HBO. A minissérie, em oito episódios, será estrelada por Amy Adams, no papel de uma detetive que retorna a sua cidade natal para investigar assassinatos cometidos por um serial killer. A série ainda não tem data de exibição confirmada, mas veículos especializados afirmam que deve sair no segundo semestre deste ano.