Topo

Cinco deliciosos programas de TV de culinária para viajar e comer bem

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/07/2017 14h34

Viajar e comer: eis uma dupla imbatível. Tão imbatível que atualmente os programas de culinária mais famosos nos serviços de streaming e TV por assinatura misturam essas duas paixões.

Há, obviamente, quem goste desses programas mais agressivos, com chefs de cozinha que se acham deuses e que constantemente humilham os funcionários na cozinha e os fazem passar por pressões inimagináveis ao fazer o prato perfeito.

Mas o objetivo desta lista é o contrário. Indicamos abaixo os programas de culinária que nos fazem suspirar (tanto no sabor, quanto na paisagem). Quer coisa melhor do se hospedar em uma ilha paradisíaca, sair para pescar a própria comida no Mediterrâneo e voltar antes do pôr do sol para beber um bom vinho? Ou ainda, viajar para lugares exóticos de cultura milenar e aprender receitas absolutamente novas e criativas?

Se só de imaginar já te deixou com água na boca, então se ligue nessas dicas

Para comer com os olhos

  • Divulgação

    "Diário de Olivier" (GNT)

    O chef Olivier Anquier já é conhecido do público brasileiro por seus restaurantes em São Paulo. Na TV, ele viaja pelo mundo todo ao lado de sua mulher, a atriz brasileira Adriana Alves, experimentando sabores locais e encontrando amigos (que também são chefs). Em cada parada, Olivier mostra as belezas do local e procura ingredientes tradicionais para preparar seus pratos. Recentemente ele viajou pelo sul da França e também pela Índia, Tailândia e a Grande Barreira de corais da Austrália. Os episódios também podem ser assistidos por streaming no Now, da Net, ou no GNT Play.

  • Divulgação

    "Chef's Table" (Netflix)

    Esta série narra a história de vida um chef diferente espalhados pelo mundo. A série afasta o clichê do chef bravo e rigoroso e mostra o lado humano deles. Desta forma, ficamos sabendo que boa parte dos chefs se inspira na vida pessoal para criar seus pratos. Os episódios tem excelente fotografia e tem como pano de fundo as cidades onde eles têm restaurantes. Em um episódio, o retratado é o brasileiro Alex Atala. As duas primeiras temporadas já estão disponíveis na Netflix.

  • Divulgação

    "Anthony Bourdain: Sem Reservas" (Netflix)

    O chef Anthony Bourdain é ranzinza, mas muito engraçado. Neste programa, ele viaja pelo mundo em busca das receitas mais originais de cada lugar. Os destinos são variados que vão desde o Líbano, passando pelo Brasil, São Francisco e Paris. Em Nicarágua, por exemplo, ele come pratos feito só de miúdos e participa de uma típica festa local. No Camboja, o foco são os pratos de frutos do mar. Em outro episódio, mais dramático, ele visita um acampamento de refugiados no Haiti, devastado em 2010 por um terremoto.

  • Divulgação

    "Lanchonetes clássicas com Guy Fieri" (Food Network)

    Talvez este seja um dos programas de culinária que mais deixarão os telespectadores com água na boca. O chef Guy Fieri viaja de carro por todo os Estados Unidos buscando os melhores hambúrgueres e sanduíches do país. No programa, ele entra na cozinha dos restaurantes e explica como cada sanduíche é preparado. Fieri não tem tempo ruim. Ele come em food truck em uma estrada de Tarpley, no Texas, ou em um bar esportivo em Las Vegas. O programa é exibido no canal por assinatura Food Network sempre às segundas, às 21h30.

  • Divulgação

    "The Mind of a Chef" (Netflix)

    Esta série do Netflix é produzida e narrada por Anthony Bourdain e combina viagem, culinária, história e ciência. A primeira temporada acompanha David Chang experimentando pratos ao redor do mundo, como um lámen no Japão, carne de porco em San Francisco, entre outros lugares. Na segunda temporada, acompanhamos o chef John Currence, que viaja pelos Estados Unidos atrás de receitas criativas. Já a terceira temporada tem como personagem o chef Ed, com visitas a cozinhas em Nova York, Louisville, Kentucky, e também em outros países como a Argentina.