Topo

Cinema se aprende em casa? A árvore genealógica da família Coppola

Oscar 1975: Francis Ford Coppola (esquerda), a mulher Eleanor (segunda da esq. para dir.), os filhos Roman e Giancarlo (abaixo), o pai Carmine (com estatueta) e a mulher dele, Italia - Getty Images
Oscar 1975: Francis Ford Coppola (esquerda), a mulher Eleanor (segunda da esq. para dir.), os filhos Roman e Giancarlo (abaixo), o pai Carmine (com estatueta) e a mulher dele, Italia Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/06/2017 04h00

A estreia de Eleanor Coppola na direção de um longa, em “Paris Pode Esperar”, aos 81 anos, jogou luz sobre uma das famílias mais profícuas (e numerosas) do cinema. Em cartaz nos cinemas brasileiros, o filme é um road movie de viés semibiográfico, inspirado em uma viagem feita por ela de Cannes rumo a capital francesa.

Mas é melhor se situar: Eleanor é a mulher de Francis Ford Coppola, mãe de Sofia, Roman e Gian-Carlo, pai de Gia que morreu em um acidente de lancha esportiva em 1986. Ela também é tia dos atores Nicolas Cage e Jason Schwartzman.

Ficou meio confuso? Separamos abaixo um "quem é a quem" dos principais integrantes do clã.

O clã Coppola

  • Abdeljalil Bounhar/AFP

    Francis Ford Coppola

    Filho do compositor ítalo-americano Carmine Coppola, que colaborou em vários de seus filmes, Francis Ford Coppola é uma das maiores intuições do cinema mundial. Dono de sensibilidade ímpar para contar histórias "maiores que a vida", ele dirigiu e desenvolveu os clássicos da trilogia "O Poderoso Chefão", o impactante "Apocalypse Now", além de histórias primorosas como "A Conversação", "Vidas Sem Rumo" e "O Homem que Fazia Chover". Um dos cineastas mais premiados do mundo, ele recebeu nada menos do que sete Oscars e três Globos de Ouro ao longo da carreira.

  • Sonoma Valley Museum of Art

    Eleanor Coppola

    Eleanor conheceu Francis quando trabalhou como assistente de direção de arte no terror "Dementia 13" (1963), estreia de Coppola na direção. O casamento é tão duradouro quanto suas contribuições no cinema. Por décadas, ela se envolveu nas produções do marido e de outros membros da família. Entre seus trabalhos estão "Notes on the Making of Apocalypse Now", livro sobre os bastidores do filme, e o ótimo documentário "O Apocalipse de Um Cineasta" (1991), em que acompanha o trabalho do cônjuge.

  • Regis Duvignau/Reuters

    Sofia Coppola

    Produtora, roteirista e diretor, Sofia já mostrou diversas vezes seu talento para contar histórias de verve pop, como em "Encontros e Desencontros", "Um Lugar Qualquer", "As Virgens Suicidas" e "Maria Antonieta". Seguindo a tradição da família, ela acumula reconhecimento. Ganhou Oscar de melhor roteiro original e se tornou a terceira mulher a ser indicada ao Oscar de melhor diretor. Em 2010, com "Um Lugar Qualquer", tornou-se a primeira americana a ganhar o prêmio máximo do Festival de Veneza.

  • Reprodução

    Talia Shire

    Irmã de Francis Ford Coppola, Talia será sempre lembrada pelos papeis de Connie Corleone em "O Poderoso Chefão" e o de Adrian em "Rocky: Um Lutador". Com essas atuações, foi indicada duas vezes ao Oscar, os de melhor atriz coadjuvante e principal. A atriz foi casada casada com o compositor David Shire, com quem teve um filho, o hoje roteirista Matthew Orlando Shire. No segundo casamento, com o produtor Jack Schwartzman, teve outros dois filhos, Jason e Robert Schwartzman, ambos atores (e músicos).

  • Getty Images

    Roman Coppola

    Roman nasceu na França enquanto o pai, Francis Ford Coppola, estava na Europa escrevendo o roteiro "Paris Está em Chamas?". Na infância, ele fez figuração nos dois primeiros filmes da trilogia "O Poderoso Chefão". Já adulto, passou a trabalhar como produtor e roteirista. Tem dois longas no currículo: o drama "CQ" e a comédia "As Loucuras de Charlie", estrelado por Charlie Sheen. Roman já foi indicado ao Oscar pelo melhor roteiro original, por "Moonrise Kingdom", e ganhou um Globo de Ouro pela série "Mozart in the Jungle".

  • Getty Images

    Nicolas Cage

    Ator e produtor, Nicolas Cage é filho do acadêmico August Coppola (1934-2009), irmão de Ford Coppola. Um dos astros mais ricos e bem-sucedidos do cinema americano das últimas décadas, ele já estrelou mais de 80 filmes, de praticamente todos os gêneros —alguns memoráveis; outros, nem tanto. O ápice da carreira veio em 1996, quando ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator pelo drama "Despedida em Las Vegas".

  • Getty Images

    Jason Schwartzman

    Filho de Talia Shire, Jason é ator e atuou em produções como "Três É Demais", "A Vida é uma Comédia" e "Scott Pilgrim Contra o Mundo". Antes de se tornar ator, ele era músico, tocando bateria na banda de rock alternativo Phantom Planet até 2003, quando passou a se dedicar com mais afinco à carreira em Hollywood. Em 2007, ele protagonizou e coescreveu a comédia dramática "A Viagem para Darjeeling", ao lado do diretor Wes Anderson.

  • Reprodução

    Christopher Coppola

    Irmão de Nicolas Cage, Christopher estudou música e cinema antes de criar a empresa Christopher R. Coppola Productions. Em 2006, lançou ainda o PAH-Fest, um festival de cinema digital que já passou por várias cidades dos Estados Unidos, Alemanha e Eslovênia. Fã dos gêneros do suspense e terror, ele já dirigiu oito filmes. Entre eles, "Engano Mortal", "Viúva Drácula" e "A Carga Maldita". Christopher também atuou no Conselho de Artes da Califórnia.

  • Reprodução

    Gia Coppola

    Filha de Gian-Carlo Coppola, Gia, 30, estudou fotografia e começou produzindo filmes publicitários no mundo da moda. Sua estreia como diretora de um longa aconteceu em 2013, com o drama indie "Palo Alto", baseado em uma história do ator James Franco. Na época do filme, ela fez questão de frisar que não contou com auxílio de nenhum membro da família, pois queria "encontrar o próprio caminho" como diretora. A conferir o seu próximo projeto, "The Secret Life of the Lonely Doll", cinebiografia da autora Dare Wright que terá Naomi Watts e Jessica Lange.