Topo

Conheça os deuses que estão na adaptação para a TV de "American Gods"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/05/2017 04h00

No mundo politeísta do livro “Deuses Americanos”, imaginado pelo escritor Neil Gaiman, basta que uma pessoa cultue algo, para que ela exista. Desta forma, todos que já foram objetos de devoção na história da humanidade, existem e ainda caminham pela Terra, desde que não tenham sido esquecidos.

Nesta segunda-feira (1º), estreia no Brasil, pelo serviço de streaming Amazon Prime Video, a série “American Gods”, retratando a obra de Gaiman. No enredo o presidiário Shadow Moon deixa a cadeia e conhece o misterioso Wednesday, que lhe oferece trabalho como motorista.

Na estrada, os dois viajam por diversos estados americanos e Shadow fica sabendo que Wednesday está se preparando para uma batalha épica. Aos poucos, Shadow percebe que está rodeado de deuses antigos em constante luta contra os deuses novos, surgidos a partir da devoção das pessoas pela tecnologia, pela mídia e pelas rodovias.

Na série, os deuses não surgem para as pessoas como um arbusto flamejante ou sentados em um trono no paraíso. Eles vivem entre nós como pessoas comuns, com problemas típicos da humanidade como ter que pagar as contas no fim do mês.

A quantidade de personagens, deuses e criaturas mitológicas presentes na obra de Gaiman, no entanto, podem deixar o espectador confuso. Para facilitar, listamos abaixo os principais e comparamos com os seus equivalentes reais.

ALERTA DE SPOILER: Não continue se não quiser saber informações importantes sobre a trama

Quem são os Deuses Americanos?

  • Divulgação

    Vulcan

    O deus Vulcan não aparece no livro "Deuses Americanos" e foi criado especialmente para a série de TV. O personagem vai representar o deus da guerra. Seu nome é uma referência à mitologia romana, deus dos vulcões e da ferraria.

  • Divulgação

    Zorya Vechernyaya

    Esta deusa vem da mitologia eslava e é irmã de outras duas deusas, a Zorya Utrennyaya e Zorya Polunochnaya. As três juntas são as auroras e cada uma delas protege um horário do dia: manhã, tarde e noite.

  • Divulgação

    Mr. Nancy

    Trata-se de um deus africano que atende pelo nome de Anansi, representado por uma aranha. Ele é o deus da trapaça e quase sempre se opõe às vontades dos outros deuses, resultando em problemas para os seres humanos. Ele também é um mestre em contar histórias.

  • Divulgação

    Mad Sweeney

    Este personagem não é um deus e sim uma entidade mitológica do folclore irlandês, também conhecido como leprechaun. Ele é um daqueles duendes de roupas verdes com trevos de quatro folhas. Eles são os guardiões da floresta e exímios conhecedores dos tesouros da natureza. Na série de TV, o personagem é habilidoso em fazer truques com moedas.

  • Divulgação

    Media

    A Media é uma das novas deusas. Ela tudo vê e assume a forma de várias celebridades, como Marilyn Monroe e Lucille Ball, de "I Love Lucy". Ela se alimenta da atenção e a adoração das pessoas pelas celebridades. Na TV, ela edita os programas para deixar tudo sempre a seu favor.

  • Divulgação

    Easter

    É a deusa Eostre da mitologia germânica, responsável pela primavera. Na série de TV, para sobreviver até os dias atuais, com a falta de fé das pessoas, adaptou-se à páscoa comercial ("Easter" significa páscoa em inglês), com toda a cultura que surgiu desde então, com ovos de chocolate e coelhinhos. Mr. Wednesday não aceita muito bem essa mudança de culto, embora reconheça que não há outra forma de ela sobreviver.

  • Divulgação

    Czernobog

    Trata-se de uma divindade da mitologia eslava que significa Deus Negro. Ele sempre é representado com um deus sombrio e cruel. Sua caracterização é semelhante a de um demônio, embora não seja um. Na série de TV ele tem um irmão, o deus bom ou deus branco, chamado de Belobog.

  • Divulgação

    Bilquis

    Na série de TV, Bilquis é uma prostituta que se alimenta literalmente do amor e da veneração dos homens, já que os devora com sua vagina. Na mitologia, Bilquis é o nome em árabe da Rainha de Sabá, uma figura bíblica, sábia e boa governante, que é seduzida pelo rei Salomão e convertida ao judaísmo.

  • Divulgação

    Technical Boy

    É um novo deus, criado pela devoção das pessoas pela tecnologia, desde os computadores, passando pelos gadgets e a internet. Ele é jovem e imprudente, porém está se tornando um dos deuses mais poderosos do mundo, já que é adorado por bilhões de pessoas.

  • Divulgação

    Mr. World

    É a representação da obsessão dos americanos por agentes secretos, com seus ternos pretos e missões impossíveis. Na série, Mr. World é o chefe de Mr. Town, Mr. Wood e Mr. Stone. Eles são os espiões dos deuses novos e responsáveis por caçar os deuses antigos pelo mundo.

  • Divulgação

    Lowkey Lyesmith

    É o deus nórdico Loki, filho de Odin. Na série, ele aparece como um presidiário que dá dicas e protege o personagem Shadow Moon.

  • Divulgação

    Mr. Wednesday

    Shadow Moon não percebe quem é Mr. Wednesday, embora vários elementos indiquem quem ele é. Muito poderoso, ele parece liderar os outros deuses e não tem um dos olhos. Trata-se do Pai de Todos, o deus Odin. Quando Shadow Moon o conhece, ele diz que quarta-feira é o seu dia, que em inglês significa Wednesday (Dia de Woden ou Odin).