De aspirante ao Oscar a terror nacional: 7 filmes para não perder na Mostra
Todos os anos, hordas de cinéfilos se reúnem em São Paulo para passar horas seguidas em salas escuras e colecionar recordes de filmes na Mostra Internacional de Cinema, um dos maiores festivais do tipo no país, que começa nesta quinta (19) e vai até 1º de novembro. Mas se você não é uma dessas pessoas que abdicam da vida pessoal e até do trabalho para assistir até 5 filmes seguidos por dia, selecionar uma lista de "imperdíveis" entre os quase 400 títulos em cartaz pode parecer uma tarefa impossível.
E não é para menos, até porque a Mostra sempre traz vários dos filmes mais falados do ano, vencedores de festivais como Cannes, Veneza e Berlim, e fortes candidatos a chegar à cerimônia do Oscar -- este ano, por exemplo, são 14 filmes que disputam uma vaga entre os indicados a filme estrangeiro.
Para dar uma mão na seleção e te ajudar a ter vida nas próximas semanas, preparamos uma lista enxuta, de sete filmes que devem agradar todos os gostos, e que você não deve perder.
A programação completa pode ser consultada no site da Mostra.
-
Três Anúncios para um Crime
Vencedor do prêmio do público no Festival de Toronto, o longa de Martin McDonagh traz Frances McDormand ("Fargo") como uma mãe que deasafia as autoridades de sua cidade para desvendar o assassinato de sua filha depois de elas falharem em encontrar o culpado. A chancela de Toronto também coloca o filme na rota para o Oscar, já que o festival canadense tem ajudado a catapultar muitos dos ganhadores da estatueta nos últimos anos. Quando: qui. (19), 21h40 (Espaço Itaú Frei Caneca 2; sex. (20), 22h30 (Cinesesc); qui. (26), 19h30 (Reserva Cultural)
-
As Boas Maneiras
O terror brasileiro dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra ("Trabalhar Cansa") acaba de ganhar o prêmio de melhor longa no Festival do Rio e tem potencial para agradar quem normalmente torce o nariz para filmes nacionais com uma história que envolve um lobisomem em São Paulo. Vencedor também do prêmio especial do júri no Festival de Locarno, o longa traz influências de Disney, Stephen King e contos de fada. A mistura é no mínimo inusitada. Quando: qui. (26), 21h20 (Cinesec); sex. (27), 18h (Reserva Cultural); dom. (29), 18h30 (Cinemateca - Sala BNDES)
-
24 Frames
Amigo dos fundadores da Mostra, Leon Cakoff e Renata de Almeida, que chegou a dar uma oficina na edição de 2004, o cineasta iraniano Abbas Kiarostami ("Cópia Fiel"), que morreu no ano passado, ganha uma merecida homenagem com a exibição de seu filme póstumo, finalizado por seu filho. É um projeto experimental, formado por 24 curtas de 4,5 minutos. Quando: sáb. (28), 21h20 (Espaço Itaú Frei Caneca 2); seg. (30), 15h45 (Belas Artes 3); ter. (31), 20h10 (Cinesesc); qua. (1/11), 21h50 (Instituto Moreira Salles)
-
Com Amor, Van Gogh
O filme de Dorota Kibiela e Hugh Welchman vale pela proposta inusitada: para contar a vida do pintor Vincent Van Gogh, eles usam o mesmo meio que o artista usava, o óleo sobre tela. É a primeira animação feita inteiramente dessa forma, e no mínimo deve render um belo espetáculo visual. Quando: sáb. (28), 21h40 (Espaço Itaú Frei Caneca 1); dom. (29), 21h40 (Espaço Itaú Frei Caneca 1); seg. (30), 14h (Playarte Paulista); ter. (31), 22h45 (Cinesesc); qua. (1/11), 21h10 (Espaço Itaú Frei Caneca 3)
-
O Matador
Esta é provavelmente uma de suas únicas chances de ver um filme da Netflix na telona, e não um filme qualquer: o primeiro longa de ficção produzido pela empresa no Brasil. O longa de Marcelo Galvão ("Colegas") acompanha um matador em busca do cangaceiro que o criou, que está desaparecido. Quando: sex. (20), 21h30 (Cinearte 1); dom. (22), 15h50 (Espaço Itaú Augusta 1); qua. (25), 17h45 (Cinesala)
-
The Square
O longa de Ruben Östlund ("Força Maior" não só foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, mas também é forte candidato a se tornar o vencedor do Oscar de filme estrangeiro. Com Elisabeth Moss no elenco ("The Handmaid's Tale"), a comédia dramática acompanha a jornada de um curador de museu e o caos criado por uma campanha para promover a mais nova exposição do espaço. Quando: qua. (25), 21h20 (Belas Artes 3); sex. (27), 17h20 (Espaço Itaú Augusta 1); dom. (29), 21h15 (Cinearte 1); seg. (30), 19h20 (Espaço Itaú Frei Caneca 1); qua. (1/11), às 19h10 (Cinesesc)
-
Visages, Villages
Uma das precursoras da Nouvelle Vague, a cineasta belga Agnès Varda ganha uma retrospectiva nesta edição da Mostra, com 11 títulos, incluindo seu trabalho mais recente, realizado em parceria com o grafiteiro francês JR, que cola fotografias em preto e branco gigantes pelas cidades onde passa. Exibido fora da competição em Cannes, o filme acompanha uma viagem dos dois pelo interior da França e a formação de uma amizade inusitada. Quando: dom. (22), 17h30 (Espaço Itaú Frei Caneca 1); ter. (24), 22h30 (Cinesesc); qui. (26), 19h50 (Espaço Itaú Augusta 1); sex. (27), 19h (Sesc Belenzinho); dom. (29), 18h15 (Biblioteca Roberto Santos)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.