Topo

Gente que faz business. 10 mulheres das séries que empreendem nos negócios

Piper Chapman, Lorelai Gilmore e Claire Underwwod são algumas das mulheres empreendedoras das séries - Divulgação
Piper Chapman, Lorelai Gilmore e Claire Underwwod são algumas das mulheres empreendedoras das séries Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/04/2017 16h18

“Girlboss”, série da Netflix que estreou na última sexta-feira (21) mostra como a jovem Sophia Amoruso (Brit Robertson) se deu bem na vida com uma ideia na cabeça e quase nenhum dinheiro no bolso.

Inspirada na história real da criação do e-commerce de roupas vintage Nasty Gal, a série mostra que é possível ter o próprio negócio desde que você corra muito atrás.

Mas muito antes de “Girlboss” chegar ao catálogo do streaming outras mulheres fizeram sucesso nas séries gerenciando seus próprios empreendimentos.

  • Divulgação

    Lorelai Gilmore - "Gilmore Girls"

    Em "Gilmore Girls", Lorelai (Lauren Graham) tinha uma vida estável e bem-sucedida como administradora da Independece Inn, mas seu grande sonho era gerenciar a própria pousada em Stars Hollows. Foram algumas temporadas para que ela e sua sócia Sookie St. James (Melissa McCartney) finalmente reunissem dinheiro e coragem suficientes para iniciar o negócio. Felizmente, elas superaram todos os obstáculos e fizeram da Dragonfly Inn um dos cartões-postais da região.

  • Divulgação/Netflix

    Jessica Jones - "Marvel's Jessica Jones"

    Podem até dizer que Jessica Jones é desleixada e bebe demais, mas a super-heroína soube muito bem como tirar proveito de suas habilidades especiais, abrindo o próprio escritório de investigação particular. É bem verdade que durante toda a primeira temporada da série, a Alias Investigations passou por dificuldades, coisas estranhas aconteceram com os clientes, e a porta sempre estava quebrada, mas Jones definitivamente colocou o nome de sua empresa no mercado.

  • Divulgação/Netflix

    Piper Chapman - "Orange is The New Black")

    Ficar presa serviu para que Piper Chapman ampliasse várias de suas habilidades, inclusive as empresariais. Na quarta temporada da atração, as detentas de Litchfield foram convocadas para trabalharem para uma confecção de roupas íntimas. A baixa remuneração, no entanto, fez com que Chapman elaborasse um modelo de negócio bem mais ousado e rentável: o comércio online de calcinhas usadas dedicadas a pervertidos da internet. O empreendimento foi um sucesso, mas despertou a ira da concorrência, que partiu para estratégias de comércio muito mais arriscadas.

  • Divulgação/AMC

    Skyler White - "Breaking Bad"

    Walter White (Bryan Craston) imortalizou ?Breaking Bad? no coração dos fãs das séries, mas a verdadeira mente por trás dos negócios bem-sucedidos do traficante era Skyler White (Anna Gunn). Foi dela a ideia de comprar o lava-rápido que servia como fachada para os negócios ilegais do traficante. A cena em que Skyler negocia a compra do estabelecimento é emblemática. O dono se nega a vender o ponto e pede US$ 10 milhões, Skyler oferece US$ 879 mil, mas a oferta é negada. Obstinada, como toda mulher de negócios deve ser, ela arma um plano para desvalorizar o local e assim consegue finalmente compra-lo.

  • Divulgação/Netflix

    Colleen Wing - "Marvel's Punho de Ferro"

    "Punho de Ferro" é de longe a série com mais defeitos que a Marvel já produziu em parceria com a Netflix, mas Colleen Wing é uma das personagens que salvam a atração. Cria de um dos braços obscuros do Tentáculo, a mestre em artes marciais administra o pequeno Chikara Dojo, onde ensina jovens em situações de risco a lutarem. No meio da temporada, ela descobre que seu estabelecimento está sendo usado para fins macabros pela organização do mal, mas ela consegue lidar com as adversidades e, depois de um pequena ajuda do poderoso amigo Danny Rand, dá a volta por cima.

  • Divulgação

    Norma Bates - "Bates Motel"

    Norma Bates (Vera Farmiga) é uma mulher complexa e cheia de problemas, mas não se pode negar que ela tem talento para os negócios. É ela quem administra o Bates Motel, hospedaria que dá título à série. A ideia de abrir um motel surge quando ela decide recomeçar a vida ao lado do filho Norman depois da morte trágica do pai dele. Mas nada é muito fácil. Após a compra da propriedade, ela tem problemas com o carpete, e precisa fazer uma grande reforma antes de começar a operar. Depois de muitos problemas, ela consegue começar a atender e logo na primeira reserva conquista um ótimo cliente.

  • Divulgação/Netflix

    Grace e Frankie - "Grace and Frankie"

    Nunca é tarde para começar seu próprio negócio. É assim que pensam Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin). É só na terceira temporada da comédia da Netflix que as amigas decidem entrar no mundo dos negócios, com uma ideia inovadora: uma linha de vibradores para mulheres da terceira idade. As dificuldades começam logo na busca por financiamento. A dupla passa por dificuldades para garantir um empréstimo no banco, mas mesmo assim elas não desistem.

  • Divulgação//Netflix

    Claire Underwood - "House of Cards"

    Ser primeira-dama nunca foi suficiente para Claire Underwood (Robin Wright) de "House of Cards". Antes de ela mesma entrar para a política, seu tino empresarial e habilidade para os negócios foi testado à frente da ONG Clean Water Initiative, em que ela era presidente-executiva. Seu papel como uma líder firme foi essencial para que mais tarde pleiteasse um cargo como Embaixadora da ONU e se tornasse candidata a vice-presidente na chapa do marido.

  • Divulgação/Sony

    Annelise Keating - "How To Get Away With Murder"

    Em "How To Get Away With Murder", Annelise (Viola Davis) não só é uma renomada professor de Direito, como também possui o próprio escritório de advocacia. A cartela de clientes é formada por gente com dinheiro e para conseguir sucesso nos casos, ela conta com mão de obra especializada em resolver todo o tipo de situação. Além de seus fiéis parceiros Frank e Bonnie, ela conta ainda com os estagiários da universidade em que dá aulas.

  • Divulgação/Sony

    Olivia Pope - "Scandal"

    Diretora de Comunicação da Casa Branca, Kerry Washington (Olivia Pope) larga o prestigioso emprego para a abrir o próprio negócio em "Scandal". Na Olivia Pope & Associados, ela e seu time de especialistas ajudam empresas e políticos a lidarem com crises empresariais e escândalos públicos.