Topo

Relembre os filmes que são mais tensos do que a crise política brasileira

Tony Ramos interpreta Getúlio Vargas - Reprodução
Tony Ramos interpreta Getúlio Vargas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/03/2016 06h00

As notícias sobre a crise política brasileira apontam para um cenário bastante pessimista nos próximos meses. As manobra feitas nos bastidores foram escancaradas e a população ficou sabendo o que os poderosos fazem dentro e fora dos corredores do palácio.

A coisa ficou tão tensa que muitas pessoas começaram a comparar a crise política com a série de TV “House of Cards”, que mostra os bastidores de um presidente nada ortodoxo, interpretado por Kevin Spacey.

A realidade, no entanto, é quase sempre mais impressionante do que a ficção. Na lista abaixo, relembramos alguns filmes inspirados em fatos reais, além de algumas ficções, que mostram os bastidores nada edificantes do poder.

Dos casos reais retratados no cinema está a crise dos mísseis, em 1962. Faltou muito pouco para os Estados Unidos e a União Soviética iniciarem uma guerra nuclear após os comunistas levarem para Cuba alguns mísseis. John Kennedy afirmou em sua biografia que foi um milagre que impediu a aniquilação total do planeta. A dramática sucessão dos fatos foi mostrada no filme “Treze Dias que Abalaram o Mundo”.

O assassinato de Kennedy é outro exemplo de fatos além da imaginação que ocorreram na vida real. A renúncia de Richard Nixon também. Os bastidores de ambas as histórias foram mostrados respectivamente nos cinemas em "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar" e “Todos os Homens do Presidente”.

O Brasil não fica de fora. O suicídio de Getúlio Vargas foi representado no cinema com uma brilhante atuação de Tony Ramos no filme “Getúlio”. Já o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi encenado no longa “O Que É Isso Companheiro?”. 

E se você acha que pior que está não fica, relembre a seguir alguns filmes mais tensos do que a atual crise política brasileira. 

 

Tensão política no cinema

  • Divulgação

    "Dr. Fantástico" (1964)

    Diretor: Stanley Kubrick. Elenco: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn e James Earl Jones. Sinopse: Nesta ficção sobre a Guerra Fria, o humorista Peter Sellers interpreta três personagens diferentes e mostra os bastidores de uma negociação entre a União Soviética e os Estados Unidos para evitar uma guerra nuclear. Porém, um general americano acredita que os soviéticos sabotaram os reservatórios de água dos EUA e dá início a Terceira Guerra Mundial.

  • Divulgação

    "Todos os Homens do Presidente" (1976)

    Diretor: Alan J. Pakula. Elenco: Dustin Hoffman, Robert Redford, Jack Warden, Martin Balsam e Hal Holbrook. Sinopse: O longa é baseado em fatos reais e conta a investigação que os repórters do Washington Post fizeram em 1972 que culminou com o escândalo de Watergate e a renúncia do presidente Richard Nixon.

  • Divulgação

    "Reds" (1982)

    Direção: Warren Beatty. Elenco: Warren Beatty, Diane Keaton, Edward Herrmann e Jack Nicholson. Sinopse: O longa, baseado em uma história real, acompanha John Reed, o único jornalista americano presente na União Soviética durante a revolução russa em 1917. O longa mostra os bastidores da revolução e as movimentações do povo russo que levou os comunistas ao poder.

  • Divulgação

    "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar" (1991)

    Diretor: Oliver Stone. Elenco: Kevin Costner, Kevin Bacon, Tommy Lee Jones, Laurie Metcalf, Gary Oldman e Michael Rooker. Sinopse: O roteiro é baseado nos livros "Crossfire: The Plot That Killed Kennedy", de Jim Marrs, e "On the Trail of the Assasins", de Jim Garrison, sobre o assassinato do presidente John Kennedy. O filme acompanha o promotor de Nova Orleans Jim Garrison (Kevin Costner), que não está convencido do parecer final da Comissão Warren e resolve investigar a existência de uma conspiração responsável pela morte do político.

  • Divulgação

    "O Que é Isso Companheiro?" (1997)

    Direção: Bruno Barreto. Elenco: Alan Arkin, Fernanda Torres, Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca e Claudia Abreu. Sinopse: O longa conta a história real do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, que contou com a colaboração do jornalista Fernando Gabeira. Ele decide sequestrar o embaixador para exigir do governo a libertação de alguns amigos presos pela ditadura militar.

  • Divulgação

    "Teoria da Conspiração" (1997)

    Direção: Richard Donner. Elenco: Mel Gibson, Julia Roberts, Patrick Stewart e Richard Donner. Sinopse: Esta ficção mostra a paranóia de um motorista de taxi que acredita em uma conspiração nos altos escalões do governo. Suas teorias envolvem alienígenas e assassinatos, mas ninguém acredita nele até que fatos estranhos começam a acontecer.

  • Divulgação

    "Treze Dias Que Abalaram o Mundo" (2000)

    Direção: Roger Donaldson. Elenco: Kevin Costner, Bruce Greenwood, Lucinda Jenney e Steven Culp. Sinopse: O filme acompanha os bastidores da Crise dos Mísseis que quase desencadeou uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética em 1962. O filme mostra a reação do presidente John F. Kennedy, durante treze dias, contra os soviéticos e o acordo diplomático que evitou o pior.

  • Divulgação

    "Domingo Sangrento" (2002)

    Diretor: Paul Greengrass. Elenco: James Nesbitt, Tim Pigott-Smith e Nicholas Farrell. Sinopse: O longa mostra os bastidores da sangrenta batalha que ocorreu no dia 30 de janeiro de 1972 na cidade de Derry, na Irlanda do Norte. Na ocasião, soldados britânicos atiraram contra um grupo que protestava pacificamente. Treze pessoas morreram. O evento ajudou a fortalecer o grupo Ira.

  • Divulgação

    "A Queda: As Últimas Horas de Hitler" (2004)

    Direção: Oliver Hirschbiegel. Elenco: Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Corinna Harfouch, Ulrich Matthes, Juliane Köhler e Thomas Kretschmann. Sinopse: O filme é baseado nos diários da secretária de Hitler, Traudl Junge, que presenciou durante a 2ª Guerra Mundial os últimos dias do líder alemão em seu bunker em Berlim.

  • Divulgação

    "Sob o Domínio do Mal" (2004)

    Diretor: Jonathan Demme. Elenco: Bill Irwin, Jose Pablo Cantillo, Denzel Washington, Meryl Streep, Liev Schreiber e Jon Voight. Sinopse: O longa conta a história do soldado Ben Marco sequestrado durante a Guerra do Golfo. Anos depois, de volta aos Estados Unidos, ele se lembra do processo de lavagem cerebral que sofreu nas mãos do inimigo. Seu amigo, Raymond Shaw, que foi sequestrado junto com ele, agora está concorrendo a um cargo político. Marco tenta contato com Shaw com receio de que ele esteja sendo controlado pelos inimigos.

  • Divulgação

    "A Rainha" (2006)

    Direção: Stephen Frears. Elenco: Helen Mirren, James Cromwell, Alex Jennings e Gray O'Brien. Sinopse: O filme mostra como a família real inglesa reagiu após a morte da princesa Diana e a incapacidade da rainha Elizabeth II em entender a reação emocional de seus súditos.

  • Divulgação

    "Il Divo" (2008)

    Diretor: Paolo Sorrentino. Elenco: Toni Servillo, Anna Bonaiuto, Giorgio Colangeli e Piera Degli Esposti. Sinopse: O longa conta a história do Primeiro-Ministro Italiano Giulio Andreotti, eleito sete vezes para o cargo. Anos depois, ele foi associado a assassinatos políticos e a máfia.

  • Divulgação

    "Frost/Nixon" (2008)

    Direção: Ron Howard. Elenco: Frank Langella, Michael Sheen, Sam Rockwell, Kevin Bacon e Oliver Platt. Sinopse: O longa mostra os bastidores da entrevista feita pelo jornalista David Frost com o ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, três anos após renunciar.

  • Divulgação

    "Intrigas do Estado" (2009)

    Diretor: Kevin Macdonald. Elenco: Ben Affleck, Bonita Friedericy, Brianna Womick, David Harbour, Harry J. Lennix, Helen Mirren, Jason Bateman, Jeff Daniels, Katy Mixon, Maria Thayer, Rachel McAdams, Robin Wright Penn, Russell Crowe, Viola Davis, Wendy Makkena. Sinopse: Esta ficção mostra a atuação de um deputado que vê a sua carreira política ameaçada por uma série de reportagens feitas por um jornalista investigativo.

  • Divulgação

    "Dama de Ferro" (2011)

    Diretor: Phyllida Lloyd. Elenco: Meryl Streep, Jim Broadbent, Alexandra Roach e Harry Lloyd. Sinopse: O longa acompanha os bastidores do poder na Inglaterra após a ascensão de Margaret Thatcher (Meryl Streep) ao cargo de Primeira Ministra. O filme mostra, inclusive, os bastidores da decisão que ela tomou ao levar o país a uma guerra contra a Argentina na disputa pelas ilhas Malvinas.

  • Divulgação

    "Tudo Pelo Poder" (2011)

    Direção: George Clooney. Elenco: Ryan Gosling, George Clooney, Philip Seymour Hoffman, Paul Giamatti, Marisa Tomei e Evan Rachel Wood. Sinopse: Esta ficção conta a história de um jovem assessor de imprensa de um governador, candidato à presidência dos Estados Unidos. O longa mostra a atuação do assessor, que tem que lidar com os mandos e desmandos de outro assessor mais experiente, a trabalho do candidato adversário.

  • PictureLux/Brainpix

    "Argo" (2012)

    Diretor: Ben Affleck. Elenco: Ben Affleck, Bryan Cranston, John Goodman e Alan Arkin. Roteiro: Ambientado em 1979, o longa mostra os bastidores da ação da CIA para resgatar alguns americanos feitos reféns no Irã após a invasão da embaiaxada americana. Os iranianos invadiram o lugar após a chegada ao poder do aiatolá Khomeini e a solução da CIA para o resgate foi tão mirabolante que é difícil de acreditar que ela ocorreu de verdade.

  • Divulgação

    "Lincoln" (2012)

    Direção: Steven Spielberg. Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, Joseph Gordon-Levitt, James Spader, Hal Holbrook e Tommy Lee Jones. Sinopse: O filme mostra os bastidores da Guerra Civil Americana, liderada pelo presidente Abraham Lincoln. Porém, a batalha mais difícil não foi em campo e sim nos bastidores, onde ele lutou (e venceu) pela abolição da escravidão no país.

  • Reprodução

    "Getúlio" (2013)

    Direção: João Jardim. Elenco: Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges e Adriano Garib. Sinopse: O filme mostra a intimidade de Getúlio Vargas no poder dentro do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, nos 19 dias que antecederam o seu suicídio. O longa mostra os conflitos que o presidente enfrentou antes de tomar a decisão fatal.

  • Divulgação

    "O Quinto Poder" (2013)

    Direção: Bill Condon. Elenco: Benedict Cumberbatch, Daniel Brühl, Anthony Mackie e David Thewlis. Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme conta a história do polêmico fundador do WikiLeaks, Julian Assange, e a perseguição que os governos impactados pelos vazamentos de informações perpetraram contra ele e seus amigos.