Topo

Filmes e séries

"Stranger Things": Que respostas e mistérios a segunda temporada trouxe?

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

31/10/2017 04h00

ALERTA: O texto abaixo está cheio de spoilers. Não leia se você não quer saber o que acontece na segunda temporada de "Stranger Things"

A nova temporada de "Stranger Things" chegou na sexta-feira (27) com nove episódios feitos sob medida para serem maratonados pelos fãs. E se o mergulho na vida das crianças mais carismáticas de Hawkins, Indiana, trouxe respostas para muitas questões que atormentavam o público desde o ano passado, ele também lançou vários mistérios que prometem ser o combustível de todos os tipo de teoria até a estreia da terceira temporada. 

Quer saber o que a série respondeu e o que ela deixou no ar? Se você já viu tudo, confira abaixo. Se não, volte aqui para ler depois ou prossiga por sua conta e risco. 

O que a temporada respondeu

  • Divulgação/Netflix

    O que aconteceu com Eleven?

    A garota foi parar no Mundo Invertido, mas não ficou por lá muito tempo: ela encontrou um pequeno portal em uma das paredes da escola e voltou ao mundo real. Ao tentar ir à casa de Mike, porém, ela se deparou com um grupo de investigadores atrás dela, e passou uma temporada vivendo na floresta. Depois de pegar mais de uma vez os waffles que o xerife Jim Hopper deixava, Eleven apareceu para ele, e o policial a levou para morar com ele em um chalé no meio da mata.

  • Reprodução

    Teve mesmo #justiceforBarb?

    Sim. Quando a segunda temporada começa, os pais da adolescente estão procurando por ela há um ano, sem sucesso, e gastando todos os seus recursos para isso. A situação mexe com Nancy, que resolve expor os culpados pela morte da amiga. Depois de conseguir uma gravação provando a culpa do laboratório Hawkins, ela e Jonathan resolveram levá-la a Murray Bauman, jornalista investigativo contratado pelos pais de Barb. Como havia poucas chances de o público acreditar no Demogorgon, os três criaram outra versão, dizendo que a jovem morreu por conta de substâncias tóxicas liberadas pelo laboratório ? e funcionou. Barb teve um enterro, e o laboratório foi interditado pelas autoridades.

  • Reprodução

    Há mais de um Demogorgon?

    Há muitos. E eles não são os principais monstros da série: na verdade, eles estão a serviço de uma entidade superior, o Devorador de Mentes ? que é o monstro de fumaça que Will vê nos trailers. A nova temporada também mostra o ciclo de evolução da criatura. Eles começam como algo que lembra um girino (lembra do bicho que Will cuspiu no final da primeira temporada? Esse mesmo) e se transformam em um tipo de sapo para então chegar ao penúltimo estágio, apelidado de forma autoexplicativa de "demo-cão" por Dustin.

  • Divulgação

    E o Will?

    A primeira leva de episódios da série se encerrou com Will aparecendo novamente no Mundo Invertido enquanto estava no banheiro de casa. E realmente aquilo não era coisa boa: o garoto estava indo e voltando entre as duas dimensões, o que teve implicações sinistras nesta nova temporada.

  • Reprodução

    O que aconteceu com a mãe da Eleven?

    Quando Hopper e Joyce foram visitar Terry Ives, a mãe de Eleven, na primeira temporada, eles a encontraram em estado catatônico, mas não foi explicado o que a levou a ele. Agora, porém, a garota descobriu a verdade: Terry invadiu o laboratório para tentar resgatar a filha, mas foi capturada e submetida a um tratamento de choque.

  • Divulgação

    As outras crianças como Eleven ainda estão por aí?

    Essa pergunta foi respondida parcialmente. O público e Eleven conheceram Kali, identificada pelo número 8. Ela também tem poderes paranormais, mas eles são diferentes: Kali consegue fazer os outros verem coisas que ela deseja.

Os novos mistérios

  • Reprodução

    Como será o próximo ataque do Devorador de Mentes?

    Eleven fechou o portal que ligava o mundo real ao Mundo Invertido e ficava sob o laboratório. Mas a última cena da temporada deixou bem claro que o Devorador de Mentes continua à espreita. "Não apenas ele ainda está lá no Mundo Invertido, como ele está muito ciente das crianças e, especialmente, da Eleven. Ele ainda não havia se deparado com ela e seus poderes até aquele episódio final", disseram os criadores da série, os irmãos Duffer, à revista "Hollywood Reporter". A questão é: como o monstro irá aterrorizar as crianças e a cidade de Hawkins? Ele vai conseguir romper a barreira que separa as duas dimensões?

  • Divulgação

    Onde diabos está o Dr. Brenner?

    Ele foi visto pela última vez sendo atacado pelo Demogorgon, o que levou boa parte dos personagens (e do público) a presumir que ele estava morto. Mas na nova temporada é fortemente insinuado que o homem que Eleven chama de ?papa? ainda está por aí, escondido. A garota conseguirá encontrá-lo? Quais os planos que ele tem para ela?

  • Divulgação/Netflix

    Kali vai continuar sua jornada assassina?

    Quando Eleven encontra sua "irmã" perdida, ela está em uma missão para matar todos aqueles do laboratório Hawkins que lhe fizeram mal. A parceria entre as duas não foi adiante, já que El voltou para seus amigos, mas é bem provável que Kali apareça mais. Será que ela vai conseguir eliminar todos do laboratório? A busca por Brenner irá reunir as duas garotas?

  • Divulgação/Netflix

    Dustin e Hopper vão sofrer efeitos do Mundo Invertido? E Will, está livre?

    Enquanto estavam nos túneis, os dois acabaram tendo contato com secreções estranhas do Mundo Invertido, e não seria impossível que eles tivessem reações semelhantes às que Will experimentou depois de voltar. Já o garoto, que teve um papel decisivo na temporada, passou por uma espécie de ?exorcismo?, que pode tê-lo livrado de vez das visões.

  • Reprodução

    Como Eleven vai se adaptar a uma vida normal?

    Ao fim da temporada, Eleven, cujo nome real é Jane, se tornou oficialmente filha de Hopper ? e em menos de um ano poderá estar totalmente integrada à vida na cidade. Como a presença dela vai afetar a dinâmica do grupo? Ela e Mike vão se tornar namoradinhos de colégio? Ela vai superar os ciúmes e se dar bem com Max? Eleven vai voltar a procurar a mãe? E, o principal: os ?homens maus? vão para de caçá-la ou Eleven finalmente terá paz? Muitos mistérios que mal podemos esperar para resolver.

  • Divulgação/Netflix

    Como fica o Laboratório Hawkins e seus funcionários?

    Ele acabou interditado ao fim da segunda temporada, mas parece pouco provável que os experimentos sobrenaturais do Departamento de Energia devam parar, até porque a Guerra Fria seguia a todo vapor na época em que a história se passa. E mais: haverá alguma retaliação contra Nancy e Jonathan, já que eles revelaram os culpados pela morte de Barb? E o que acontecerá com o dr. Owens?