Topo

3 anos de saudade: 12 papéis que provam que Robin Williams é insubstituível

O ator Robin Williams que morreu há três anos - Divulgação
O ator Robin Williams que morreu há três anos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/08/2017 04h00

Robin Williams morreu no dia 11 de agosto de 2014 e deixou um legado impressionante no cinema mundial. O ator fez rir, chorar e até meteu medo no público que o acompanhou em diversos papeis icônicos que não seriam o mesmo sem ele. O UOL listou as atuações mais marcantes do norte-americano. E para você, qual é o melhor momento de Robin Williams nas telonas?

  • Reprodução

    John Keating - "Sociedade dos Poetas Mortos" (1989)

    O professor nada ortodoxo que transformou os alunos de uma escola tradicional é um dos papeis mais marcantes de Robin Williams. A atuação explosiva e emotiva chegou a inspirar até o público e ajudou a colocar o filme como referência quando o tema é seguir aquela paixão que nos move.

  • Reprodução

    Alan Parrish - "Jumanji" (1995)

    A versão mais velha do personagem que viveu preso no jogo de tabuleiro por mais de 20 anos virou até meme, principalmente pela barba gigantesca e desgrenhada. O filme não agradou aos críticos, mas é impossível não parar para assistir só um pouquinho a aventura infantil.

  • Divulgação

    Gênio da Lâmpada - "Aladdin" (1992)

    Essa vai para as crianças da década de 1990, que viram muito o VHS da produção da Disney. Robin Williams dublou o carismático Gênio da Lâmpada, mostrando que é incomparável quando trabalha com a sua versátil voz. Teria alguém melhor do que ele para viver o azulado personagem?

  • Divulgação

    Mrs. Doubtfire - "Uma Babá Quase Perfeita" (1993)

    Um pai de família recém-separado decide "voltar" para a família como uma babá. A transformação resulta em Mrs. Doubtfire, uma senhora bondosa e atrapalhada que só poderia sair da criatividade artística do ator.

  • Divulgação

    Walter Finch - "Insônia" (2002)

    Se afastando das comédias, o ator norte-americano viveu um frio assassino no eletrizante thriller ao lado de Al Pacino. A performance assustadora de Williams ainda é lembrada como um dos melhores momentos dramáticos do ator.

  • Reprodução

    Sean - "Gênio Indomável" (1997)

    Vivendo o único terapeuta que conseguiu, após inúmeras tentativas, atrair a atenção do genial (e complicado) Will, Robin Williams entrega uma dramática atuação que o fez levantar o único Oscar da carreira.

  • Reprodução

    Patch Adams - "Patch Adams: O Amor é Contagioso" (1998)

    Baseado em uma história real e fazendo sorrir e chorar, o ator interpretou um médico que contrariava a todos com métodos diferentes para cuidar de seus pacientes. Relembrando seus tempos de comediante e aliando o dom com um dose extra de emoção, Robin Williams vira o médico perfeito.

  • Divulgação

    Adrian Cronauer - "Bom Dia, Vietnã" (1987)

    O radialista queridinho pelos soldados e odiado pelos superiores do exército norte-americano é um dos papéis mais marcantes do ator, que ainda improvisou a maioria das suas falas durante o filme e pôde mostrar, novamente, a versalidade pela qual ficou conhecido.

  • Divulgação

    Popeye - "Popeye" (1980)

    O marinheiro mais famoso da história também foi papel de Robin Williams. Usando braços enormes de mentirinha, o ator encarnou o devorador de espinafre na versão cinematográfica da criação de E. C. Segar.

  • Divulgação

    Andrew Martin - "O Homem Bicentenário" (1999)

    Robin Williams é o protagonista da fantástica história de um robô "empregado" que começa a adquirir traços humanos, como curiosidade, inteligência, emoções e personalidade. O ator entrega uma atuação única por reproduzir de forma precisa a transformação do personagem.

  • Divulgação

    Seymour Parrish - "Retratos de Uma Obsessão" (2002)

    Novamente em um daqueles papéis perturbadores (e com uma ligeira cara de louco), o norte-americano vive um revelador de fotos com uma obsessão doentia pela família Yorkin. O ator passa do "moço da loja de fotos" para um psicopata em questão de alguns minutos.

  • Divulgação

    Teddy Roosevelt - "Uma Noite no Museu" (2006 - 2014)

    O terceiro capítulo da franquia estrelada por Ben Stiller foi a despedida de Robin Williams do cinema. Vivendo um dos maiores exploradores e 26º presidente dos Estados Unidos, o ator encerrou sua participação na sétima arte fazendo o público rir.