UOL Entretenimento Cinema
 
26/10/2008 - 07h00

"Deixei claro que eu sou rebelde, entre os rebeldes" diz Arnaldo Baptista

DANIELLE NORONHA
Colaboração para o UOL

Músico, poeta, compositor e pintor. Arnaldo Baptista tem uma história que vai muito além dos Mutantes e poucos a conhecem de verdade. A cinebiografia dirigida por Paulo Henrique Fontenelle, "Loki - Arnaldo Baptista", conta a história desse gênio da música brasileira com imagens de arquivo, depoimentos de músicos como Tom Zé, Gilberto Gil, Sean Lennon, Os Mutantes, exceto Rita Lee, além do próprio Arnaldo.

Divulgação
"Loki - Arnaldo Baptista" é a cinebiografia do artista multifacetado, dirigida por Paulo Henrique Fontenelle
ASSISTA AO TRAILER

Fontenelle fala que tudo começou com um programa de 30 minutos para o Canal Brasil. "O programa resumia muito a vida dele, então resolvemos fazer uma coisa maior". A preparação do documentário começou em dezembro de 2005 e ficou pronto um dia antes da sua primeira exibição.

Tanto no Festival do Rio, como na Mostra em São Paulo, o documentário foi aplaudido pela platéia de pé por minutos. Para o diretor, houve um reconhecimento do público pela sua história: "Tem todos os elementos da mitologia de um herói, que perde tudo e consegue dar a volta por cima". Arnaldo também aprovou. "Ele ficou muito emocionado e disse que conseguimos captar a alma dele de verdade", conta.

Baptista confirma: "Achei muito bonito, me traz recordações que tinham passado para um lado obscuro da minha memória, vou levar isso a diante, em forma de criatividade. De certa forma, o documentário preenche suficiente o meu modo de pensar". A recepção também foi uma surpresa para o músico. "Isso está sendo assustador, tenho certa experiência em música, mas em cinema não esperava essa aceitação", diz.

Para Fontenelle, Arnaldo está à frente de nosso tempo: "Ele está num nível de compreensão acima da maioria das pessoas, nós estamos atrasados em relação a ele".

Por enquanto, domingo (26) é a última chance de ver "Loki - Arnaldo Baptista" em tela grande em São Paulo, já que o documentário não ainda não tem nenhuma distribuidora. O filme mostra sua trajetória antes e depois dos Mutantes. Fases boas e ruins, como as drogas, as internações e o relacionamento com Rita Lee. O músico garante: "Deixei claro que eu sou rebelde, entre os rebeldes".




LOKI - ARNALDO BAPTISTA (LOKI - ARNALDO BAPTISTA), de Paulo Henrique Fontenelle (120'). BRASIL. Falado em português, inglês. Legendas em português. Indicado para: 10 anos.
UNIBANCO ARTEPLEX 2 - 26/10/2008 - 17:00 - Sessão: 823 (Domingo)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host
    Músico, poeta, compositor e pintor. Arnaldo Baptista tem uma história que vai muito além dos Mutantes e poucos a conhecem de verdade. A cinebiografia di%>