UOL Entretenimento Cinema
 
27/10/2008 - 13h48

Matheus Nachtergaele inicia carreira internacional

NEUSA BARBOSA
Colaboração para o UOL

Se ainda não tem uma carreira internacional tão vistosa quanto Rodrigo Santoro, que já estrelou, entre outros, a aventura "300" e os dramas "Leonera" e "Che", o ator Matheus Nachtergaele já está começando a ganhar projeção no exterior.

Divulgação
Carmen Maura ("Volver") interpreta a influente viúva do fundador do povoado em "La Virgen Negra"
Reuters
Matheus Nachtergaele também aparece na mostra com seu trabalho de direção "A Festa da Menina Morta"
ASSISTA AO TRAILER DE "A FESTA DA MENINA MORTA"
ENTREVISTA COM MATHEUS NACHTERGAELE

Ele acaba de ganhar o nono prêmio para sua estréia na direção, "A Festa da Menina Morta", que venceu o prêmio de melhor filme na seção Novos Diretores do Festival Internacional de Chicago. O filme, que teve sua première mundial na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2008, já ganhou os troféus Redentor do Festival do Rio 2008 de Melhor Diretor e Melhor Ator para Daniel de Oliveira, além de seis prêmios no Festival de Gramado, incluindo Melhor Filme do júri popular e da crítica especializada.

Tanto Matheus, como Daniel Oliveira são esperados em São Paulo amanhã para apresentar uma sessão de "A Festa da Menina Morta", às 20h, no Arteplex.

Na programação de hoje e amanhã da Mostra, pode-se assistir a uma participação de Matheus como ator da produção venezuelana "La Virgen Negra", em que também atua a veterana atriz espanhola Carmem Maura ("Volver"). Dirigido pelo jovem cineasta Ignácio Castillo Cottin, de 25 anos, com um roteiro premiado pelo Centro Nacional Autônomo de Cinema de Caracas e um clima das obras do mexicano Arturo Ripstein ("A Virgem da Luxúria"), o filme revela um ambiente fantástico que se forma numa pequena cidade quando a imagem de Nossa Senhora da igreja local é trocada por uma Virgem Negra.

A troca da imagem acontece com o consentimento da influente viúva do fundador do povoado (Carmem Maura) e contra a vontade do padre (Francisco Díaz), para atender ao pedido de uma mulher, Manita (Carolina Torres). Esta mulher fez uma bruxaria para reavivar o desejo de seu marido por ela e a feiticeira que procurou impôs esta condição.

Com a Virgem Negra no altar, estranhos fenômenos sacodem a cidade, como paixões novas e o sucesso de negócios há muito esperados. Mesmo assim, paira um clima de medo já que os moradores recebem por escrito ameaças de invasão da cidade, como aconteceu com outras da região.

Falando castelhano, Matheus Nachtergaele interpreta João Pinto, um professor local, que é brasileiro e até ensina português aos seus pequenos alunos.

O ator já havia participado de duas outras produções internacionais, a co-produção ítalo-brasileira "Terra Vermelha", de Marco Bechis, exibida em Cannes e também na Mostra, e uma co-produção para tv a cabo, entre EUA, Alemanha e Brasil, intitulada "Journey to the End of the Night" (2006).


LA VIRGEN NEGRA, de Ignácio Castillo Cottin (86'). VENEZUELA. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para 12 anos.

ESPAÇO UNIBANCO 3 - 27/10/2008 - 17h30 - Sessão: 940 (Segunda)
HSBC BELAS ARTES - 28/10/2008 - 14H - Sessão: 1032 (Terça)

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host
    Se ainda não tem uma carreira internacional tão vistosa quanto Rodrigo Santoro, que já estrelou, entre outros, a aventura "300" e os dramas "Leonera" e %>