Topo

Drama francês sobre monges assassinados é favorito no César

Lambert Wilson (dir.) está em "Homens e Deuses", de Xavier Beauvois - Divulgação
Lambert Wilson (dir.) está em "Homens e Deuses", de Xavier Beauvois Imagem: Divulgação

21/01/2011 11h49

PARIS  -O filme "Des hommes et des dieux" - "De Homens e Deuses", em português -, do francês Xavier Beauvois, que recria os últimos meses de vida monges assassinados na Argélia em 1994, é o favorito para o prêmios César, o Oscar do cinema francês, que teve os indicados anunciados nesta sexta-feira. O longa de Beauvois, exibido em Cannes em 2010, é livremente inspirado nos últimos meses de vida dos monges, antes do sequestro e assassinato do grupo em um mosteiro das montanhas Atlas.

Na lista de indicados divulgada pel Academia dos César também estão "O Escritor Fantasma" de Roman Polanski, "L'Arnacoeur", de Pascal Chaumeil, "Gainsbourg, Vida Heróica" de Joann Sfarr, "Mammuth" de Gustave Kervern, "Le nom de gens" de Michel Leclerc, e "Turnê" de Mathieu Amalric.

Entre os atores a disputa terá Gérard Depardieu ("Mammuth"); Romain Duris ("L'Arnacoeur"), Eric Elmosnino ("Gainsbourg..."), Jacques Gamblin ("Le nom des Gens") e Lambert Wilson ("Des hommes et des Dieux").

As atrizes candidatas ao César são Isabelle Carré ("Les émotifs anonymes" de Jean-Pierre Améris), Catherine Deneuve ("Potiche" de François Ozon), Sara Forestier ("Le Nom des Gens"), Charlotte Gainsbourg ("L'Arbre" de Julie Bertucelli) e Kristin Scott-Thomas ("Elle s'appelait Sarah" de Gilles Paquet-Brenner).

A cerimônia do César acontecerá em 25 de fevereiro em Paris e terá como homenageado o diretor americano Quentin Tarantino.