Topo

Filme francês sobre monges assassinados é favorito para César

Lambert Wilson (dir.) está indicado por seu trabalho de "Homens e Deuses", de Xavier Beauvois - Divulgação
Lambert Wilson (dir.) está indicado por seu trabalho de "Homens e Deuses", de Xavier Beauvois Imagem: Divulgação

23/02/2011 16h35

PARIS, França -O filme do francês Xavier Beauvois, "Homens e Deuses", que recria os últimos meses de vida de monges assassinados na Argélia em 1994, é o favorito aos prêmios César, que serão concedidos nesta sexta-feira, em cerimônia em Paris.

O filme de Beauvois - que se inspira livremente nos últimos meses de vida dos monges de Tiberin, antes de seu sequestro durante a noite no mosteiro em que viviam, nas montanhas de Atlas, e assassinados - recebeu onze indicações, entre elas a de melhor filme e melhor diretor.

Interpretado por um elenco considerado formidável, no qual destacam-se Lambert Wilson, como líder espiritual do grupo, e Michael Lonsdale, o filme foi agraciado no último Festival de Cannes com o Grande Prêmio.

Presidida pela atriz americana Jodie Foster, a cerimônia dos prêmios anuais do cinema francês também fará uma homenagem a Roman Polanski, cujo filme "O Escritor Fantasma" conquistou oito indicações, entre elas a de melhor filme e de melhor diretor.

A lista de filmes indicados aos prêmio equivalente ao Oscar na França também reserva um lugar inédito às comédias, geralmente rejeitadas na disputa.

Na lista de indicados, aparecem também "Mammouth", de Gustave Kervern, "L'Arnacoeur", de Pascal Chaumeil, "Gainsbourg, O Homem que Amava as Mulheres " de Joann Sfarr, "Le nom de gens" de Michel Leclerc, e "Turnê" de Mathieu Amalric.

TRAILER DO FILME "HOMENS E DEUSES"

Os atores principais destes filmes figuram entre os candidatos ao César de melhor ator: Gérard Depardieu ("Mammouth"); Romain Duris ("L'Arnacoeur"), Eric Elmosnino ("Gainsbourg..."), Jacques Gamblin ("Le nom des Gens") e Lambert Wilson ("Homens e Deuses").

As sete atrizes candidatas ao César são: Isabelle Carré ("Les émotifs anonymes" de Jean-Pierre Améris), Catherine Deneuve ("Potiche" de François Ozon), Sara Forestier ("Le Nom des Gens"), Charlotte Gainsbourg ("L'Arbre" de Julie Bertucelli), e Kristin Scott-Thomas ("Elle s'appelait Sarah" de Gilles Paquet-Brenner).

Entre os candidatos ao César de melhor filme estrangeiro aparecem o argentino "O Segredo de Seus Olhos", de Juan José Campanella, "A Origem" de Christopher Nolan, "Brilho de uma Paixão" de Jane Campion, "Illégal", de Olivier Masset-Depasse, "A Rede Social", de David Fincher e "Invictus" de Clint Eastwood.

Um César de honra será concedido pela Academia do cinema francês ao diretor americano Quentin Tarantino.