Olivia de Havilland é homenageada no César, o Oscar francês
PARIS, França - A 36ª cerimônia dos prêmios César, o Oscar do cinema francês, começou na noite desta sexta-feira no parisiense Teatro Châtelet, com uma homenagem à atriz americana Olivia de Havilland, de 94 anos.
A sala inteira ficou de pé para saudar a inesquecível intérprete de "E o Vento Levou...", ganhadora de dois Oscar.
A cerimônia, à qual assistiram centenas de profissionais do cinema francês, também presta homenagem ao diretor americano Quentin Tarantino, que receberá um César de honra das mãos de Diane Kruger e Christoph Waltz, intérpretes de "Bastardos Inglórios".
O primeiro prêmio da noite, apresentado pela atriz americana Jodie Foster - que se dirigiu à plateia em um francês perfeito - foi atribuído ao filme "Gainsbourg – O Homem que Amava as Mulheres", de Joann Sfar, que ganhou o César na categoria melhor primeiro filme.
A jovem diretora recebeu o prêmio das mãos do cineasta franco-polonês Roman Polanski, cujo filme, "O Escritor Fantasma", tem oito indicações, entre elas a de melhor filme e melhor diretor.
O longa do francês Xavier Beauvois, "Homens e Deuses", que conta os últimos meses de vida de monges assassinados na Argélia em 1994, se destaca como favorita, com 11 indicações.
No ano passado, "O Profeta", relato carcerário intenso de Jacques Audiard, foi o grande vencedor da noite, com nove César, inclusive de melhor filme e direção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.