Topo

Danny Glover dança ao ritmo dos tambores cubanos

Danny Glover no evento do documentário "Sing Your Song" em Utah (22/1/2011) - Michael Buckner/Getty Images for Bing
Danny Glover no evento do documentário "Sing Your Song" em Utah (22/1/2011) Imagem: Michael Buckner/Getty Images for Bing

12/06/2011 15h52

HAVANA, Cuba - O ator americano Danny Glover visitou em Havana a sede do Conjunto Folclórico Nacional de Cuba, onde assistiu a uma aula de dança infantil e dançou ritmos de origem africana como a rumba, informou neste domingo a imprensa local.

"Estar em Havana sempre é maravilhoso. Cada vez que venho posso dar meu testemunho do que está acontecendo na ilha", disse Glover, de 63 anos e um dos protagonistas da série de filmes "Máquina Mortífera" com Mel Gibson, para a agência cubana Prensa Latina

Glover, amigo de Cuba, reconhecido ativista social e embaixador da Boa Vontade da Unicef, destacou que "os afrodescendentes estão conectados no mundo". "Isto (a música e a dança) é um ponto que nos une", afirmou.

Durante a visita à sede do Conjunto Folclórico, fundado em 1962 e dedicado a a preservação e desenvolvimento da música e da dança de origem africana, o ator norteamericano assistiu uma aula para crianças que tinham entre 6 e 11 anos, e terminou dançando com eles, segundo a Prensa Latina.

"O dia foi incrível", afirmou Glover.

Acompanhado do também ator americano Harry Belafonte, Glover esteve em Cuba em junho de 2009 e visitou um museu na província de Matanzas, 100 quilômetros a leste de Havana, dedicado ao sofrimento dos escravos africanos levados a Cuba pelos colonizadores espanhóis.