Filmes e séries

Chuva de astros e estrelas no Festival de Veneza: George Clooney, Madonna e Al Pacino

Vittorio Zunino Celotto/Getty Images
Quarto filme de Clooney, "The Ides of March" está na mostra Imagem: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

28/07/2011 16h03

Roma, 28 Jul 2011 (AFP) -A 68ª edição do Festival de Veneza (31 de agosto-10 de setembro) verá desfilar, no tapete vermelho, atores como George Clooney, Madonna, Al Pacino e Kate Winslet, prometendo uma competição obstinada entre cineastas como Polanski e Cronenberg.

No total, 22 filmes (todos em première mundial) competem pelo Leão de Ouro, incluindo uma adaptação do 'manga' clássico "Himizu" pelo célebre diretor japonês Sion Sono.

O quarto filme de Clooney, "The Ides of March", abrirá a Mostra. Também participam do filme Ryan Gosling, Philip Seymour Hoffman e Marisa Tomei.

O de Roman Polanski, "Carnage", conta com a interpretação de Jodie Foster, Kate Winslet e Christoph Waltz e deverá fazer a alegria dos paparazzi. O cineasta não estará presente, por motivos legais, segundo o diretor do festival, Marco Mueller.

O diretor canadense David Cronenberg, conhecido pelos seus filmes de horror, como 'Baron of Blood' vai trazer para a competição Keira Knightley, Viggo Mortensen, Michael Fassbender e Vincent Cassel, atuando no seu "A Dangerous Method".

O filme, adaptado de um drama passado na véspera da Segunda Guerra Mundial é baseado nas relações tempestuosas entre o psiquiatra Sigmund Freud, seu pupilo Carl Jung e uma fascinante mulher que surge entre os dois.

O sedutor Matthew McConaughey será protagonista de "Killer Joe", assinado por William Friedkin.

Outra produção esperada é "Dark Horse" de Todd Solondz, com Mia Farrow e Christopher Walken.

Vão defender as cores francesas Philippe Garrel ("Un été br»lant", Um verão ardente, numa tradução literal) e o duo Marjane Satrapi-Vincent Parionnaud ("Poulet aux prunes", frango com ameixas). Além de Marjane Satrapi, autor aclamado de "Persépolis", um outro desenho animado estará em competição: o italiano "Gipi" (Gian Alfonso Pacinotti) com "L'ultimo terrestre".

A península também estará representada por Cristina Comencini ("Quando la notte") e Emanuele Crialese ("Terraferma").

Dois pesos-pesados do cinema mundial vão, também, fazer parte da corrida pelo Leão de Ouro, levado ano passado por Sofia Coppola com "Somewhere": o russo Alexandre Sokourov ("Faust") e o americano Todd Solondz ("Dark Horse").

A 68ª Mostra marcará, também, a volta de Abel Ferrara com um trabalho sobre o fim do mundo: "4:44 Last Day On Earth".

Objetivo deste ano do Festival: "Atingir a sensibilidade e a inteligência dos espectadores com imagens envolventes, fazê-lo sonhar, mas também refletir", confiou o diretor da Mostra, Marco Mueller, nesta quinta-feira, em Roma, durante a entrevista de apresentação à imprensa.

Os grandes astros já confirmaram presença, entre eles a cantora Madonna, que virá pessoalmente acompanhar a estreia, fora de competição, de "W.E.", um filme sobre a história de amor entre o rei Eduardo VIII e a americana divorciada Wallis Simpson; assim como Al Pacino, realizador e ator de "Wilde Salome".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Cinema - Imagens
redetv
redetv
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
Reuters
Reuters
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
redetv
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
Cinebiografia a caminho
Reuters
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
Roberto Sadovski
redetv
redetv
do UOL
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
Topo