Topo

O cinema enterra o pai de Zorba o Grego, Michael Cacoyannis

Cineasta grego-cipriota Michael Cacoyannis em evento em Atenas, na Grécia (1/12/2010) - AP
Cineasta grego-cipriota Michael Cacoyannis em evento em Atenas, na Grécia (1/12/2010) Imagem: AP

28/07/2011 16h05

ATENAS, Grécia, 28 Jul 2011 (AFP) -O mundo do cinema e da cultura gregos disse um último adeus ao cineasta greco-cipriota Michael Cacoyannis, realizador de "Zorba o Grego", falecido na segunda-feira em Atenas, aos 89 anos.

O compositor grego Mikis Theodorakis, autor da trilha sonora de numerosos filmes dele, estava sentado na primeira fila, durante a cerimônia celebrada em ritual ortodoxo numa igreja do centro de Atenas, cheia de coroas de flores brancas, enviadas por personalidades de todo o mundo.

"Hoje, dizemos adeus a uma grande pessoa que levou a cultura grega a todos", comentou a ministra da Educação, Anna Diamantopoulou, homenageando a obra cinematográfica, mas também sua atividade em favor da educação teatral e do cinema, através da fundação que critou em Atenas, onde foi enterrado.

Estavam presentes representantes do mundo político grego e cipriota, assim como atores e cineastas, entre eles Antonis Kafetzopoulos, Costas Ferris (Rebetiko), e Constantin Giannaris (Omiros).

Segundo a grande atriz grega Irène Papas, que ele revelou em sua trilogia de tragédias adaptadas do teatro antigo (Eletra, Ifigênia, As Troianas), afirmou que o cineasta somou-se ao "grande teatro dos imortais".