Topo

Medo e morte assombram Veneza no apagar das luzes do festival

09/09/2011 15h21

VENEZA, Itália, 9 Set 2011 (AFP) -A escuridão engoliu Veneza, enquanto o festival se aproxima do fim, com histórias de brutalidade, dureza, de indiferença cortante e relacionamentos fracassados, todos na disputa pelo Leão de Ouro.

Faltando apenas um filme a ser apresentado, as festividades na cidade estão terminando, assim como a sequência de festas elétricas das celebridades, enquanto o júri do festival, presidido pelo aclamado diretor Darren Aronofsky, elege os ganhadores.

Morte e medo permeiam o longa "Texas Killing Fields", de Ami Canaan Mann, que estreou esta sexta. O filme apresenta um policial de uma pequena cidade e um detetive de Nova York que correm contra o tempo para desvendar a mente patológica de um sádico assassino em série.

Com abundância de cenas noturnas, o filme revela o cerco que se fecha em torno desses homens, enquanto o assassino, que abandona os corpos mutilados de suas vítimas em um pântano próximo, vira a mesa contra os policiais e começa a caçá-los.

Ainda no Texas, a comédia negra "Killer Joe", de William Friedkin, conta a história de uma violência desmedida na qual um traficante de drogas de segunda classe, caçado por agiotas contrata um matador de aluguel para assassinar sua mãe, de olho no seguro de vida dela, de US$ 50 mil.

Do diretor de "O Exorcista", este filme 'noir' sanguinolento, com toques freudianos, foi um sucesso de crítica, ao explorar os impulsos sinistros da humanidade, através de uma família desajustada que subestima um Joe hábil com as palavras.

Os amantes do cinema 'noir' também elogiaram muito "Fausto", adaptação visceral da peça trágica de Goethe, dirigida pelo cineasta russo Alexander Sokurov, salpicada por cenas de revirar o estômago, como corações arrancados de cadáveres e defecação em uma igreja.

"O mal se reproduz e Goethe formulou sua essência: 'pessoas infelizes são perigosas'", declarou Sokurov a jornalistas em Veneza, admitindo que ele foi forçado a cortar muitas cenas do filme porque o horror foi "muito extremo".

A infelicidade também é o tema central de "The Last Man on Earth", filme de estreia de Gian Alfonso Pacinotti, no qual humanos afetados pela crise financeira e presos em relacionamentos sem emoção aguardam com indiferença a chegada de alienígenas.

Quinze minutos de aplausos se seguiram à exibição do longa, no qual personagens oscilam de exploradores espirituais a assassinos de travestis, e cabe aos alienígenas distinguir o certo do errado e forjar um futuro para a Humanidade.

A tristeza prossegue em outro filme sobre a crise financeira no filme "Life Without Principle", do diretor de Hong Kong Johnnie To, um filme teísta no qual pessoas que lutam para ganhar a vida são convencidas a investir e acabam perdendo tudo.

Com nome derivado das regras para uma vida correta, escrito no século XIX por Henry David Thoreau, o filme é um retrato da degradada sociedade moderna que arrisca seus valores.

Os ganhadores da 68ª edição do festival de Veneza serão anunciados durante a cerimônia de premiação, prevista para as 14h00 de Brasília (17h00 GMT) deste sábado.