Topo

Angelina Jolie estará em filme de Ridley Scott sobre mulher que ajudou criar fronteiras árabes

A atriz Angelina Jolie apareceu de surpresa nesta segunda-feira (3) em uma cerimônia do Acnur (agência da ONU para refugiados) e fez um apelo em nome dos somalis que fogem em embarcações superlotadas para outros países - Jason Tanner/Reuters
A atriz Angelina Jolie apareceu de surpresa nesta segunda-feira (3) em uma cerimônia do Acnur (agência da ONU para refugiados) e fez um apelo em nome dos somalis que fogem em embarcações superlotadas para outros países Imagem: Jason Tanner/Reuters

18/11/2011 19h29

LOS ANGELES, 18 Nov 2011 (AFP) -A atriz americana Angelina Jolie interpretará uma mulher britânica que ajudou "Lawrence da Arábia" a mapear o moderno Oriente Médio, incluindo o Iraque, no início do século XX, informou nesta sexta-feira a revista especializada The Hollywood Reporter.

A atriz ganhadora do Oscar viverá Gertrude Bell, descrita como uma "Lawrence da Arábia" feminina por seu trabalho pioneiro no estabelecimento das fronteiras do que depois seriam a Jordânia e o Iraque.

O projeto ainda está sendo desenvolvido pelo diretor britânico Ridley Scott, ressaltou a revista, segundo a qual a atriz se destacou por interpretar personagens femininas fortes.

Bell era uma apaixonada por arqueologia e pelos idiomas e falava várias línguas, entre elas árabe e farsi, e escreveu prolificamente sobre suas viagens.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bell trabalhou como espiã britânica e ganhou a admiração entre os árabes, que ela ajudou ao lado de T. E. Lawrence (Lawrence da Árabia) na luta contra o Império Otomano e na fundação do Iraque.

Jeffrey Caine, autor de "O jardineiro fiel", dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles em 2005, é o responsável pelo roteiro, ressalta a revista.