Topo

Diretor de "O Artista" ganha prêmio de sindicato de diretores dos EUA

Michel Hazanavicius, diretor do filme "O Artista", posa com prêmio do Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (28/01/12) - AFP
Michel Hazanavicius, diretor do filme "O Artista", posa com prêmio do Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (28/01/12) Imagem: AFP

29/01/2012 10h09

O francês Michel Hazanavicius, diretor do filme mudo e em preto e branco "O Artista", ganhou no sábado o prêmio do Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (DGA), um prêmio considerado um bom sinal para o Oscar que será realizado no final de fevereiro.

Hazanavicius derrotou Woody Allen e Martin Scorsese -ambos ganhadores do prêmio do DGA-, diretores, respectivamente, de "Meia-noite em Paris" e "A invenção de Hugo Cabret".

Para a 64ª edição dos prêmios do DGA em Los Angeles também competiam David Fincher, por "Millennium - Os homens que não amavam as mulheres", e Alexander Payne, por "Os Descendentes".

Era a primeira vez que Hazanavicius concorria a um prêmio do DGA. Seu filme homenageia a era do cinema mudo hollywoodiano e já ganhou três Globos de Ouro em 16 de janeiro.

"O Artista" obteve na terça-feira da semana passada 10 indicações ao Oscar, entre eles o de Melhor Filme e o de Melhor Diretor.

Outros premiados da noite foram James Marsh, pelo documentário "Project Nim"; Jon Cassar, pela minissérie "The Kennedys"; Patty Jenkins, pela série dramática de televisão "The Killing" (episódio piloto) e Robert B. Weide, pelo capítulo "Palestinian Chicken" da série de comédia "Curb Your Enthusiasm".