Topo

Diretor James Cameron volta à superfície após chegar ao ponto mais profundo do oceano

Imagem cedida pela National Geographic mostra o cineasta James Cameron emergindo do abismo Challenger, ao sudoeste das americanas Ilhas Guam, após mergulhar com sucesso no local mais profundo conhecido do Oceano Pacífico - Mark Theissen/National Geographic/AP
Imagem cedida pela National Geographic mostra o cineasta James Cameron emergindo do abismo Challenger, ao sudoeste das americanas Ilhas Guam, após mergulhar com sucesso no local mais profundo conhecido do Oceano Pacífico Imagem: Mark Theissen/National Geographic/AP

26/03/2012 09h41

O diretor dos filmes "Titanic" e "Avatar", James Cameron, voltou são e salvo para a superfície depois de realizar um mergulho submarino à parte mais profunda conhecida do Oceano Pacífico, informaram os organizadores.

"Jim Cameron voltou à superfície. Parabéns por este histórico mergulho solitário à parte mais profunda do oceano", indicou por meio da rede social Twitter a missão Deep Sea Challenge, que organiza a expedição.

A National Geographic, parceira da expedição, indicou que Cameron havia atingido em seu sumarino, projetado para a ocasião, a zona mais profunda conhecida do oceano, situada a 10.898 metros, às 07h52 desta segunda-feira, hora local, (18h52 de domingo, em Brasília) nas Fossas Marianas.

Cameron é a primeira pessoa a um mergulho sozinho ao fundo da fossa, conhecida como abismo Challenger (Challenger Deep), ao sudoeste das americanas Ilhas Guam.