Topo

Ridley Scott apresenta clipe do esperado 'Prometheus' em 3D

O diretor Ridley Scott em première de "Prometheus" (11/4/2012) - AFP PHOTO/THOMAS SAMSON
O diretor Ridley Scott em première de "Prometheus" (11/4/2012) Imagem: AFP PHOTO/THOMAS SAMSON

11/04/2012 15h04

Ridley Scott atiçou a curiosidade dos fãs ao apresentar, em Paris, um clipe de 10 minutos de seu novo filme, "Prometheus", em 3D, em mais passo de uma elaborada campanha de promoção do diretor "Alien - O oitavo passageiro", que volta assim ao mundo da ficção científica depois de mais de três décadas.

Primeiramente concebido como uma 'prequel' (filme anterior) a franquia de "Alien", o novo projeto - que será lançado no dia 30 de maio - conta a história uma missão espacial em busca de uma civilização alienígena que supostamente possui a chave para as origens da Humanidade.

A primeira incursão de Scott no mundo do cinema em terceira dimensão é estrelada por Noomi Rapace - a Lisbeth Salander nos filmes "Millenium" originais -, Charlize Theron e Michael Fassbender.

Assista ao trailer legendado de "Prometheus"

Os fãs mais ansiosos tiveram até então apenas um gostinho do que será o filme através de teasers, trailers e clipes virais divulgados desde o início do ano. "Se você é uma pessoa voltada para o visual, o 3D é apenas outra cor na palheta", declarou Scott. "Mas também faz mergulhar no universo da história, mesmo nas cenas com diálogos".

O filme trabalha com o mito grego de Prometeus, punido pelos deuses por roubar o fogo, oferecendo uma metáfora para o uso ou o abuso da tecnologia pelo homem. Uma equipe de arqueólogos estuda pinturas e antigas inscrições numa caverna que indicam contatos passados com uma civilização alienígena, numa espécie de convite, como a personagem de Rapace coloca.

Em 2094, cientistas são enviados a bordo da nave espacial "Prometheus" para localizar o lar dos seres alienígenas, onde as coisas não saem exatamente como esperavam. Apesar de não ser estranha a papeis difíceis depois de estrelar os três thrillers da saga "Millenium", Rapace declarou ter experimentado um novo território artístico com esse novo trabalho e elogiou a forma de dirigir de Scott.

Uma sequência, em particular, explicou, foi "muito perturbadora, como nada que eu tenha feito antes". "Foi realmente estressante, física e mentalmente", completou. "Mas nunca me senti abandonada. Eu estava correndo seminua, mas nunca me senti nua. Você estava comigo", afirmou a atriz dirigindo-se ao diretor.

A outra personagem feminina do filme, vivida por Theron, tem levantado comparações com a heroína de Sigourney Weaver na série "Alien", Ellen Ripley. "Todos meus trabalhos envolvem mulheres determinadas... Elas são realmente muito fortes", explicou Scott. "Acho que isso provavelmente vem da minha mãe... que era baixinha, mas não dava folga para mim e meu irmão Tony Scott!".

Scott disse ainda que seu novo filme nasceu de uma questão deixada sem resposta pela obra original de 1979 original e suas sequências: de onde o Alien veio? "Mas, quando você está escrevendo, é um processo inteiramente orgânico, que gradualmente nos levou a quilômetros de distância do original 'Alien' e se transformou neste filme, chamado 'Prometheus'", concluiu Scott.