Topo

Cinema brasileiro é convidado de honra em Cannes, anunciam organizadores

Tom Jobim em imagem de arquivo que está no documentário "A Música Segundo Tom Jobim", de Nelson Pereira dos Santos - Divulgação
Tom Jobim em imagem de arquivo que está no documentário "A Música Segundo Tom Jobim", de Nelson Pereira dos Santos Imagem: Divulgação

19/04/2012 12h07

O cinema do Brasil será o convidado de honra do 65º Festival de Cannes, anunciaram nesta quinta-feira os organizadores do evento em uma entrevista em Paris.

O filme mais recente de Nelson Pereira dos Santos, "A Música Segundo Tom Jobim", será exibido em uma sessão especial, como parte da presença de honra brasileira no Festival de Cannes, que acontecerá de 16 a 27 de maio.

"O filme de Santos é uma homenagem a Jobim, o criador da bossa nova", explicou Thierry Frémaux, responsável por selecionar os filmes para o Festival de Cannes e braço direito do presidente da maior festa do cinema mundial, Gilles Jacob.

Trailer de "A Música Segundo Tom Jobim"

Pereira dos Santos, de 84 anos, havia declarado em Paris, ao abrir o Festival do Cinema Brasileiro em maio do ano passado, que "A Música Segundo Tom Jobim" contém informações visuais que dão uma ideia da cronologia, mas é pura música.

"Exploramos tudo o que diz respeito a suas composições para Orfeu Negro, por exemplo".

Frémaux anunciou que Cacá Diegues, diretor de clássicos como "Xica da Silva", "Ganga Zumba" e "Quilombo", nome importante do Cinema Novo, também viajará a Cannes para este tributo ao cinema brasileiro.

Outros nomes importantes que viajarão a Cannes são Ruy Guerra, diretor de "Ópera do Malandro", "Os Deuses e os Mortos" e "Os Fuzis", entre outros, assim como o documentarista Eduardo Coutinho.