Topo

65º Festival de Cannes apresenta diversas adaptações de livros para as telonas

Kristen Stewart aparece loira como Marylou em imagem de ""On The Road"" - Divulgação
Kristen Stewart aparece loira como Marylou em imagem de ''On The Road'' Imagem: Divulgação

14/05/2012 13h11

Kerouac e seu livro cult "Pé na estrada", Don DeLillo e seu "Cosmópolis", Hemingway, Mauriac, Anouilh ou Musset: o 65º Festival de Cannes apresentará diversas adaptações, uma verdadeira biblioteca viva que irá subir as escadas do Palácio ao lado das estrelas.

O casal de "Crepúsculo" também irá cruzar o tapete vermelho em duas adaptações. Kristen Stewart interpreta Marylou no esperado romance de Jack Kerouac, "Na estrada", dirigido pelo brasileiro Walter Salles. Produzido por Francis Ford Coppola, este será um dos destaques de Cannes.

Seu parceiro nas telas e na vida, Robert Pattinson, estará em "Cosmópolis", o novo filme de David Cronenberg, também estrelado por Juliette Binoche e Paul Giamatti, uma transposição do romance de Don DeLillo e retrato de um menino de ouro paranóico. Ambos os filmes serão lançados nos cinemas dia 23 de maio.

Três anos após o Grande Prêmio do Júri ter coroado "O profeta", Jacques Audiard competirá pela Palma de Ouro com "De rouille et d'os", história de um amor atormentado, com Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts, adaptado de dois romances da coleção de Craig Davidson, relançados para a ocasião. O filme estreará em 17 de maio.

Dos seis filmes franceses na disputa, "Vous n'avez encore rien vu", de Alain Resnais, que completará 90 anos em junho, é uma releitura de "Eurídice", de Jean Anouilh, com Mathieu Amalric, Sabine Azema e Pierre Arditi. O filme estreará nos cinemas dia 26 de setembro.

Na Quinzena dos Diretores, o coreano Jin-ho Hur ataca com o legendário romance de Choderlos de Laclos "As Relações Perigosas". O filme, rodado na China, traz de volta a Xangai dos anos 1930.

Homenagem
Também na Quinzena, destaque para a adaptação da série de livros infantis "Ernest e Célestine", de Gabrielle Vincent, com roteiro do escritor Daniel Pennac. Este filme de animação, que coloca em cena um grande urso e um pequeno rato, é obra do trio franco-belga Vincent Patar, Stéphane Aubier e Benjamin Renner, a quem devemos "A Town Called Panic".

Entre os 54 longas-metragens da seleção oficial concorrem outras adaptações como "The Paperboy", de Lee Daniels, com Zac Efron e Nicole Kidman, em um cenário do romancista Peter Dexter.

"Killing Them Softly", de Andrew Dominik, estrelado por Brad Pitt, é baseado no romance de George V. Higgins. "Lawless", de John Hillcoat, leva às telas um romance de Matt Bondurant.

Na seleção "Um Certo Olhar", Sylvie Verheyde filmou a "Confession of a child of the century", de Alfred de Musset, com Charlotte Gainsbourg e Pete Doherty.

Já Kôji Wakamatsu conta o trágico destino do escritor japonês Yukio Mishima em seu filme "11.25 The Day He Chose His Own Fate". Enfim, "Les chevaux de Dieu", do marroquino Nabil Ayouch é adaptado do romance "Les Etoiles de Sidi Moumen", de Mahi Binebine, sobre os atentados de Casablanca em 2003.

Uma homenagem ao diretor Claude Miller, que morreu em 4 abril, será feita no dia 27 de maio com a exibição de "Thérèse Desqueyroux", seu último filme adaptado do romance de François Mauriac, com Audrey Tautou.

E o novo filme de Philip Kaufman "Hemingway & Gellhorn", com Clive Owen e Nicole Kidman, será exibido em homenagem ao cineasta.