Topo

Roteirista de "Jurassic Park" lança filme de ação com Joseph Gordon-Levitt

Joseph Gordon-Levitt em cena de "Perigo por Encomenda" - Divulgação
Joseph Gordon-Levitt em cena de "Perigo por Encomenda" Imagem: Divulgação

24/08/2012 12h40

O filme "Perigo por Encomenda" ("Premium Rush") estreia nesta sexta-feira (24) nas salas americanas com a história original e sedutora de uma perseguição em bicicleta pelas ruas de Nova York estrelada por Joseph Gordon-Levitt. Quem assina a direção é David Koepp, um dos roteiristas mais ativos e cortejados de Hollywood.

Este é o quinto filme de Koepp como diretor, que já esteve por trás de títulos como "Efeito Dominó" (1996) e "A Janela Secreta" (2004), protagonizado por Johnny Depp.

Trailer em inglês de "Perigo por Encomenda"


Koepp, que ganhou fama em Hollywood com os roteiros de "Jurassic Park" (1993), "Missão: Impossível" (1996), "O Homem Aranha" (2002) e "A Guerra dos Mundos" (2005), desta vez deixa de lado as superproduções às quais geralmente tem seu nome associado e vem com "Premium Rush", um filme de grande simplicidade e eficácia maior ainda.

A história segue, quase em tempo real, a perseguição entre um entregador nova-iorquino, vivido por Gordon-Levitt, encarregado de levar um misterioso envelope à Chinatown, e um policial corrupto que tentar arrancar dele o documento.

"David é alguém que sabe escrever uma cena de ação. Ele consegue com brilho fazer, sem carros, um filme de perseguição", comentou Gordon-Levitt em entrevista à AFP.

Koepp pegou emprestado o tema de seu filme - e sua adrenalina - da comunidade de entregadores nova-iorquinos, que foramos primeiros a utilizar nas ruas da cidade as chamadas "fixies" (fixas), as bicicletas ultraleves, sem freios, sem marcha e endiabradamente rápidas, até então reservadas a competições esportivas.

"Existe uma comunidade de mensageiros e ciclistas em geral. Estas pessoas tomaram a decisão de pedir emprestada uma alternativa subversiva aos meios de transporte", explica Gordon-Levitt.

"A cultura americana está muito apegada ao carro. A bicicleta é muito mais saudável, tanto para quem pedala quanto para o planeta", acrescentou. Para Gordon-Levitt, assim como para sua companheira de elenco, a dominicana Dania Ramírez, "Premium Rush" é de longe o filme mais "físico" de sua carreira.

"Treinamos durante seis semanas", contou a atriz que recentemente participou da comédia "American Pie 4 - O reencontro". "E durante as filmagens, Nova York bateu recordes de calor. Eu suava muito!".

"De bicicleta, a gente vê a cidade de outra maneira. E Nova York sempre teve um papel silencioso nos filmes", explicou a atriz de 32 anos. Gordon-Levitt, que atualmente pode ser visto nas telas no papel de Robin na terceira sequência da saga Batman, diz que seu novo filme chegou num bom momento.

O ator contou que, quando leu o roteiro de "Premium Rush", estava no meio das filmagens de "50%", uma comédia dramática de 2011 sobre um jovem que padece de câncer. "A ideia de interpretar um personagem totalmente diferente e andar de bicicleta em Nova York parecia o antídoto perfeito", brincou.

Ele também descobriu uma nova forma de trabalho como ator. "Descobri até que ponto uma ação 'física' pode dar peso a uma cena. Eu já havia constatado isso em outros papeis. Quando você imprime uma atividade durante a cena, para que não fique apenas sentado, ou de pé, falando, isso ajuda muito", explicou.

E também descobriu o prazer de usar as "fixies" (modelo de bicicleta). "Acabei preferindo as 'fixies' às bicicletas clássicas. Você termina desenvolvendo uma conexão maior com a bicicleta. Ela faz parte de seu corpo".

Já Ramírez sempre gostou de andar de bicicleta e até decidiu resgatar a sua - uma clássica - para participar no próximo triatlo de Malibu, em Los Angeles.