Topo

Polícia italiana prende figurante do filme "Gomorra" envolvido com a máfia napolitana

Cena do filme "Gomorra", de Matteo Garrone - Divulgação
Cena do filme "Gomorra", de Matteo Garrone Imagem: Divulgação

De Roma (Itália)

21/10/2012 10h57

Mafiosos ligados ao clã dos Casalesi ocupavam de forma ilegal o complexo residencial perto de Nápoles onde foi realizado o filme "Gomorra" (2008), e lá extorquiram os moradores e negociaram drogas, anunciaram as autoridades.

A polícia prendeu um dos figurantes do filme dirigido por Matteo Garrone, Marcello D'Angelo, de 47 anos, acusado de extorsão e utilização de métodos mafiosos.

Segundo a investigação, os mafiosos exigiam aluguéis extorsivos dos ocupantes dos imóveis do complexo, habitado por 30 famílias formadas por uma grande maioria de imigrantes desprovidos de permissão de residência.

Se os moradores se negassem a pagar os alugueis, que variavam entre 300 e 500 euros por mês, eram submetidos a ameaças de morte, agressões físicas, roubos e incêndios cometidos pelo clã para "liberar o imóvel".

D'Angelo é considerado o braço direito de Giovanni Venosa, preso pela mesma acusação, e interpretou a ele próprio em "Gomorra", filme inspirado no romance de investigação do jornalista Roberto Saviano sobre o clã dos Casalesi, um dos principais da camorra, a máfia napolitana.

O complexo Parco Saraceno foi construído há 30 anos como residência para a marinha militar americana, mas acabou virando um gueto abandonado.

TRAILER DO FILME "GOMORRA", DE MATTEO GARRONE