Topo

Oscar francês, o César traz atores de "Amor" e "Argo" entre os principais indicados

Cartaz do filme francês "Amor", de Michael Haneke  - Divulgação / Imovision
Cartaz do filme francês "Amor", de Michael Haneke Imagem: Divulgação / Imovision

Da AFP, em

22/02/2013 18h43

O cinema francês celebra nesta sexta (22), na cerimônia de entrega do César, no Teatro Châtelet de Paris, o melhor de sua produção do ano passado, em que se destaca como favorito o filme "Amor", do austríaco Michael Haneke, que também disputa o Oscar.

A outra produção que chega como favorita para conquistar o César de melhor filme é a comédia "Camille Redouble", de Noémie Lvovsky, com treze indicações, contra dez para "Amor", ganhador da Palma de Ouro do último Festival de Cannes.

"Adeus, Minha Rainha", de Benôit Jacquot, também soma dez indicações aos César, entre eles o de melhor filme e melhor diretor.

Também disputa o César de melhor filme "Dentro de Casa", de François Ozon, uma excelente e intrigante fita baseada na peça teatral "O Rapaz da Última Fila", do espanhol Juan Mayorna.

Entre os atores indicados pelos 3.900 profissionais da Academia do Cinema francês está a octogenária atriz Emmanuele Riva, protagonista de "Amor", que já marcou a história do cinema como a aspirante mais idosa a um Oscar em Hollywood.

Outras candidatas ao César de melhor atriz são Marion Cotillard, por "De Rouille e d'Os", e Léa Seydoux, por "Adeus, Minha Rainha".

  • Pôster de "Argo", dirigido por Ben Affleck


Catherine Frot, protagonista de "Les Sauveurs du Palais", que conta a história de Hortense Laborie, uma cozinheira do interior da França, encarregada pelo presidente François Mitterand de preparar sua comida no Palácio do Eliseu, também é candidata ao César de melhor atriz.

Entre os atores se destacam o octogenário Jean-Louis Trintignant, protagonista de "Amor", que concorre com Frabrice Luchini, por "Dentro de Casa", Denis Lavant ("Holy Motors") e Jéremie Renier ("Cloclo"), entre outros.

Na categoria melhor filme estrangeiro, destaca-se o multipremiado "Argo", de Ben Affleck, sucesso de público e crítica.

Além dele, disputam o prêmio o belga "Bullhead", de Michael R. Roskam, "Laurence Anyways", do canadense Xavier Dolan, que causou emoção e discussão no último Festival de Cannes, no qual concorreu na mostra Um Certo Olhar, e o norueguês "Oslo, 31 de Agosto", de Joachim Trier, um filme excelente que conta a história de um dependente de heroína que sai nesta data de sua última internação de desintoxicação.

Também disputa a categoria "A Parte dos Anjos", do britânico Ken Loach, um filme com uma pitada de humor que fez rir Cannes, onde disputou a Palma de Ouro.