Topo

Organização judia critica piadas "ofensivas" do urso Ted no Oscar

Mark Walhberg e "Ted" sobem ao palco para apresentar categoria de melhor mixagem - Reprodução/TNT
Mark Walhberg e "Ted" sobem ao palco para apresentar categoria de melhor mixagem Imagem: Reprodução/TNT

25/02/2013 19h13

A Liga Antidifamação (ADL), organização que luta contra o antissemitismo, criticou nesta segunda (25) piadas do urso de pelúcia Ted, criado pelo humorista Seth MacFarlane.

Acompanhado do ator Mark Walhberg, e inserido digitalmente na apresentação do Oscar, Ted fez brincadeiras sobre a forte presença de judeus na indústria cinematográfica. O urso de pelúcia disse que "era melhor ser judeu para trabalhar neste lugar".

"As piadas sobre os 'judeus que controlam Hollywood' de Seth MacFarlane foram ofensivas e nada engraçadas", afirmou o presidente da entidade nos Estados Unidos, Abraham H. Foxman. "Esse tipo de atitude só reforça estereótipos que legitimam o antissemitismo. Fico triste ao ver que a cerimônia do Oscar usa este tipo de recurso para fazer rir", completou

A cerimônia do Oscar também teve outra polêmica, quando o site satírico The Onion postou na rede social Twitter um comentário ofensivo contra a pequena Quvenzhane Wallis, de nove anos, mais jovem indicada ao prêmio de Melhor Atriz, utilizando uma palavra baixo calão para referir-se a ela. O editor do site, Steve Hannah, postou um pedido de desculpas oficial no Facebook no qual reconhece que o comentário foi ofensivo. (veja lista dos vencedores)