Topo

Filme baseado em autobiografia de Mandela estreia em novembro

Cartaz do filme "Mandela: Long Walk to Freedom", de Justin Chadwick - Divulgação
Cartaz do filme "Mandela: Long Walk to Freedom", de Justin Chadwick Imagem: Divulgação

De Joanesburgo (África do Sul)

27/05/2013 17h29

Estreia em novembro o filme baseado na autobiografia de Nelson Mandela, "Mandela: Long Walk to Freedom" (Mandela: Longo Caminho para a Liberdade). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelos produtores do filme na África do Sul. A previsão de estreia se refere aos Estados Unidos. Ainda não há data de lançamento no Brasil.

A cinebiografia vai mostrar as memórias do grande líder sul-africano, da infância à liderança política, passando pelas lutas, pela prisão e pela libertação que o conduziram à presidência do país, feito inédito para um negro na África do Sul pós-apartheid.

Mandela começou a escrever sua biografia em 1974 enquanto estava preso em Robben Island. O término só ocorreu após sua libertação, em 1990. Ele ficou 27 anos preso. Sua história de combate chega a se confundir com a do país.

É o ator britânico Idris Elba que terá a delicada missão de dar vida nas telonas a Nelson Mandela, uma das personalidades mais respeitadas do mundo.

"Estamos honrados com a autorização de Madiba [apelido de Mandela na África do Sul] para levar sua fascinante história de vida ao cinema", disse o produtor do filme, Anant Singh.

O produtor contou ter ficado muito feliz quando Mandela olhou certas imagens de Elba e perguntou: "o que eu estou fazendo ali?".

"Este reconhecimento e esta afirmação de Madiba é muito importante, e faz pensar que valeu a pena querer levar o projeto adiante", explicou Singh.

"Longo Caminho para a Liberdade" foi publicado em 1994 e traduzido em diversos idiomas. Singh comprou os direitos para fazer o filme em 1996.

O livro narra como os anos de clandestinidade, de luta armada e prisão de Mandela se confundem com o combate pela liberdade na África do Sul, minada por 40 anos de apartheid.

O filme contou com a participação de um grande elenco sul-africano e foi filmado em diversos locais do Cabo oriental, província natal de Mandela. Além disso, o longa teve locações em Joanesburgo e Capetown.

De acordo com os produtores, a cinebiografia é o único filme que teve a autorização de Mandela e da Fundação Nelson Mandela, centro que trabalha em prol da luta do ex-presidente. Mesmo assim, o percurso de Mandela já foi tema de diversos filmes e documentários.

Nelson Mandela, que não faz aparições públicas desde a final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, está completamente fora da cena política. Neste ano ele foi hospitalizado diversas vezes em decorrência de complicações respiratórias.