Topo

"Quando era pequeno, corria com uma toalha no pescoço", diz ator que vive novo Super-Homem

13/06/2013 14h20

O britânico Henry Cavill é o ator da vez a vestir a famosa capa vermelha do Superman em "O homem de aço", que chega aos cinemas nesta semana com a expectativa de retomar o bom desempenho da franquia, que anda meio em baixa.

Cavill, de 30 anos, protagonista da superprodução de 225 milhões de dólares, quer conquistar o público americano, junto com Amy Adams, que faz a repórter Lois Lane, e o australiano Russell Crowe, com o papel de pai do super-herói, Jor-El.

Kevin Costner e Diane Lane interpretam o casal que cria o Superman como Clark Kent, depois que o "homem de aço" aterrissa em seu jardim em uma cápsula espacial, enviada de Krypton à Terra por seus verdadeiros pais, antes de seu planeta natal ser destruído.

Cavill confessou ser fanático pelo Superman desde a infância vivida em Jersey, nas ilhas britânicas do Canal da Mancha."Quando era pequeno, corria pelo jardim com uma toalha presa ao pescoço", contou Cavill à AFP, antes do lançamento do filme, que estreia esta semana nos EUA e no Brasil em julho.

O galã de aspecto aristocrático chegou a ser apelidado de "homem mais azarado de Hollywood", depois de perder para Daniel Craig a oportunidade de interpretar James Bond em 2005, e ficar sem papel em "O Retorno do Superman", em 2006.

Mas Cavill foi finalmente chamado pelo diretor de filmes de ação e de ficção científica Zach Snyder para o papel do famoso super-herói, interpretado por Christopher Reeve em quatro filmes, de 1978 a 1987, até ficar paraplégico depois de cair de um cavalo.

Trailer legendado de "O Homem de Aço"

Músculos, beijos e CGI
A preparação para o papel envolveu um pesado treinamento físico de cinco meses e dietas especializadas para aumentar a massa muscular, além de uma intensa rotina para manter o físico, bastante exposto no filme.

Aperfeiçoar seu sotaque americano também levou semanas de trabalhado com um treinador de voz. Adams, a indicada ao Oscar e que está em sua primeira superprodução de ação hollywoodiana, ficou impressionada com o sotaque do galã: "Está muito perto da perfeição", disse, elogiando também sua capacidade de atuação.

"Ele tem presença física como Superman... mas também tem essa vulnerabilidade e ternura que são charmosas", afirmou a atriz à AFP, admitindo que beijar o "homem de ferro", em um momento próximo ao clímax do filme, foi menos divertido do que alguns possam pensar.

"A gente sempre se decepciona quando descobre que as cenas de beijos são sempre muito técnicas. Mas é assim mesmo, faz parte do dia a dia de uma mulher trabalhadora", brincou timidamente a atriz.

O longa está cheio de efeitos especiais espetaculares. Exemplo disso é o general Zod (Michael Shannon), o arqui-inimigo do falecido pai do Superman, e seus capangas, que ameaçam destruir a Terra.

Na coletiva de apresentação do filme à imprensa americana, Amy Adams destacou que os autores terminaram de rodar o longa há dois anos e depois foram geradas as imagens por computador (CGI).

"O Homem de Aço" é a segunda superprodução com CGI do verão americano, depois do sucesso de "Homem de Ferro 3", e em meio a rumores de uma sequência de "Os Vingadores", o terceiro filme de maior bilheteria da história.

A franquia Superman promete voltar para ficar. Na verdade, Cavill assinou um contrato que determina que ele pode ser chamado para protagonizar outros dois longas da saga. "Pelo que sei, não há nada planejado até agora... mas o tempo dirá", disse o galã. "Se eu gostaria de fazer outro filme? Sim, gostaria muito. Acho que seria muito divertido continuar contando esta história", acrescentou.