Topo

Cenas inéditas de filme de Buster Keaton são encontradas na Argentina

O comediante Buster Keaton em cens do filme "O Homem das Novidades", de 1928 - Reprodução
O comediante Buster Keaton em cens do filme "O Homem das Novidades", de 1928 Imagem: Reprodução

De Buenos Aires (Argentina)

14/08/2013 19h17

Cenas inéditas do curta "O Ferreiro", do grande humorista americano Buster Keaton, foram encontradas na Argentina pelo crítico Fernando Peña, que contactou nesta quarta-feira (14) a AFP.

A cópia de "O Ferreiro" (The Blacksmith, 1922) foi comprada de um francês há cerca de cinco anos por Fabio Manes, amigo e sócio de Peña no programa "Filmoteca", da TV estatal argentina.

Peña viu o filme em maio passado e constatou que havia mudanças substanciais em relação ao exibido nos cinemas, que conhecia muito bem.

"Hoje é um dia muito especial para a Filmoteca. Revisando uma cópia em 9.5 mm do curta "O Ferreiro", de Buster Keaton, que Fabio Manes comprou há vários anos, descobri que se trata de uma versão completamente distinta do filme", revelou Peña.

"Não apenas a cena final é diferente (já se sabia de duas versões para o final), mas no primeiro ato há mais de cinco minutos totalmente diferentes do filme conhecido".

"O Ferreiro", dirigido em 1922 por Keaton e Malcom St. Clair, tem como protagonista o próprio comediante, ao lado de Virginia Fox e Joe Roberts.